Agricultores de Águia Branca participam de curso de agricultura orgânica

0

incaperCom o objetivo de aprimorar os conhecimentos em agricultura orgânica, cerca de 12 agricultores do município de Águia Branca participaram de um curso sobre esse tema entre os dias 03 e 05 de abril. A atividade foi uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águia Branca e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“O curso teve o objetivo de ampliar os conhecimentos dos agricultores em agricultura orgânica, pois muitos já tinham noções básicas, mas ainda não produziam nesse modelo de forma integral. Na atividade, eles aprenderam a legislação de agricultura orgânica, uso de caldas e inseticidas naturais, compostagem, controle biológico de pragas e adubação verde”, afirmou o extensionista do Incaper, Leonardo Moreira Borges de Souza. Ele também informou que o curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, Christiano Schiffler.

De acordo com o extensionista, além do plantio do café, muitos agricultores que participaram do curso comercializam hortaliças no Centro de Comercialização Municipal da Agricultura Familiar de Águia Branca e pretendem ampliar a produção para novos canais de comercialização. “Está sendo articulada uma feira livre no município, em parceria com a Prefeitura Municipal, que ocorrerá em um dia fixo durante a semana. Sendo assim, o curso de agricultura orgânica contribuiu para incentivar a melhoria na qualidade das hortaliças que serão vendidas na feira”, informou Leonardo. Ele também disse que, para a organização da feira, já foi feita a solicitação das barracas em conjunto com o Programa de Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial).

O incentivo à agricultura orgânica no município deve continuar por meio de novas atividades. Uma delas é a realização de uma excursão técnica a uma propriedade modelo em agricultura orgânica, na região Serrana do Espírito Santo, ainda neste semestre.