Bares podem voltar a funcionar após meia-noite em Linhares, ES

0

1A Prefeitura de Linhares, município do Norte do Espírito Santo, decidiu não prorrogar um decreto instituído há 90 dias que proibia a venda de bebida alcoólica na madrugada. Assim , os bares da região poderão voltar a comercializar bebidas após a meia-noite. A decisão vale a partir da 0h desta quinta-feira (15).  Embora o objetivo pretendido com o decreto, o de diminuir os índices de criminalidade,  tenha sido alcançado, segundo a prefeitura, o Executivo optou por não transformar o decreto em lei.

Rogério de Jesus, que é dono de uma lanchonete do município, contou que os comerciantes da região não ficaram satisfeitos com a decisão tomada no dia 15 de maio: “Nós não esperávamos a hora de terminar esse decreto aí”, disse.  Para os comerciantes, o período de vigor do decreto significou três meses com pouco dinheiro no caixa e número reduzido de funcionários.

imagem

O Secretário de Segurança Pública, Washington Monteiro, garantiu que o objetivo do decreto foi alcançado com a redução da criminalidade, mas admitiu que para a medida virar lei, é preciso conversar mais com a sociedade sobre o assunto. “O decreto alcançou o seu objetivo, que foi reduzir a criminalidade nesse período, principalmente crimes cometidos por pessoas que ingeriram bebida alcóolica”, garantiu.

Mesmo com os resultados positivos, o Executivo decidiu não transformar o projeto em lei. “A partir de agora, iremos monitorar os dados e a decisão vai ser tomada em conjunto com a sociedade organizada, com a Câmara Municipal e com todos os atores da Segurança Pública”, contou o secretário.