Barra de São Francisco e Nova Venécia ganharão unidades do CRAS

0

CRAS OKO Conselho Estadual de Assistência Socia (CEAS/ES) publicou resolução no Diário Oficial dessa sexta-feira (20) que aprova construção de 18 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) em todo o Estado.

A construção das unidades vai ser feita com base na demanda apresentada pela realidade dos serviços de proteção social especial de média complexidade existente no Estado.


Todas as regiões do Estado vão ser contempladas com um Creas. Na Grande Vitória, Cariacica e Serra devem receber uma unidade; no norte, Aracruz, São Mateus, Mucurici, Pedro Canário e Ponto Belo; no noroeste, Nova Venécia, Barra de São Francisco; na serrana, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Brejetuba e Santa Teresa; no Caparaó, Guaçuí; e na região sul, Anchieta, Castelo, Mimoso do Sul e Muqui.

O Creas é uma unidade pública que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica sexual, tráfico de pessoas ou cumprimento de medidas socioeducativa em meio aberto.

CRAS de Ecoporanga realiza diversas atividades educativas com a terceira idade

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

Fonte: Século Diário