Casa desaba durante fortes chuvas em Nova Venécia; Estado segue em alerta máximo

0

Aviso prevê grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas

Aschuvas que atingem o Sudeste do país provocaram estragos no Espírito Santo e emMinas Gerais. No Norte capixaba, uma casa desabou após o temporal que atingiu Nova Venécia na tarde de terça-feira (24). Já em Minas, subiu para31 o número de mortos, com 38 pessoas ainda desaparecidas.

 

Em Nova Venécia, no bairro Beira Rio, parte de uma residência desabou durante a chuva intensa. No momento do ocorrido, não havia ninguém no imóvel. A moradora foi acolhida por familiares. No bairro Rúbia, o muro de uma casa cedeu e parte da estrutura também foi danificada.

De acordo com a prefeitura, choveu entre 50 e 70 milímetros em menos de uma hora. O volume elevado provocou alagamentos em diversos bairros, como Aeroporto, São Cristóvão, São Francisco e Margareth. Ruas ficaram inundadas, paralelepípedos foram arrancados pela força da água e imóveis foram invadidos.

A Secretaria Municipal de Obras, a Defesa Civil e a Assistência Social mobilizaram cerca de 100 servidores para atuar nas áreas atingidas, realizar reparos emergenciais e prestar apoio às famílias afetadas, incluindo a distribuição de cestas básicas. A Defesa Civil mantém o alerta, diante da previsão de continuidade das chuvas, e orienta que, em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo telefone 193.

alerta vermelho
Alerta vermelho é válido para todo o Espírito Santo (Foto: Reprodução / Inmet)

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, nível máximo de severidade, para acumulado de chuva em todo o Espírito Santo e em áreas do Sudeste até as 23h59 de sexta-feira (27).

O aviso prevê volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas vulneráveis.

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. As autoridades seguem monitorando as condições climáticas, enquanto equipes permanecem mobilizadas nas regiões afetadas.