Casa do Artesanato atrai público local e turistas em Barra de São Francisco

0

Inaugurada no dia 21 de novembro do ano passado, a Casa do Artesanato se tornou referência em produtos artesanais em Barra de São Francisco e região. São menos de dois meses funcionando e a loja tem atraído públicos de todas as idades e lugares diferentes. Muitos turistas que visitam a cidade têm procurado produtos artesanais para levar como lembranças de Barra de São Francisco.

A reabertura da Casa do Artesão atendeu reivindicação dos artesãos do município. No primeiro mandato do prefeito Enivaldo dos Anjos (1988-1991) foi inaugurada a primeira Casa do Artesão, espaço para a exposição de artesanatos. Atualmente os artesãos recebem por produto vendido na loja, mas, está em estudo a possibilidade de a prefeitura comprar a produção de cada artesão e os revender na Casa do Artesanato. O projeto é sem fins lucrativos para a prefeitura.

47 artesãos já expuseram 1.500 produtos. Foram vendidos 300. No local ficam expostos diversos produtos, como peças utilitárias para o lar, toalhas diversas trabalhadas manualmente, tapetes, peças infantis como roupas, bonecas, laços, bebidas e comidas artesanais.

Durante a inauguração, em novembro de 2021, o prefeito Enivaldo dos Anjos informou que a prefeitura tem plano de abrir, no antigo Posto Miragem, na saída para Colatina, uma oficina para os artesãos francisquense produzirem seus produtos de forma mais econômica.

A artesã Giselle Carminda Alves Barcelos ( foto acima), destacou a importância da Casa do Artesanato para a divulgação do trabalho dos profissionais da área. “Eu achei muito boa essa iniciativa da prefeitura em abrir a Casa do Artesanato, pois ajuda a gente a divulgar o nosso trabalho. Trabalhamos em casa, temos nossos clientes, divulgamos através da internet, mas não conseguimos abranger a quantidade de pessoas como conseguimos aqui, oportunidade de reconhecimento do nosso trabalho”.

A Casa do Artesanato funciona na Avenida Professor Adelino Coimbra, 162, próximo a ponte da Escola Municipal João Bastos, no Bairro Vila Gonçalves, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.