Casos de dengue diminuem 64% em 2012 no Estado, diz Sesa

0

Até outubro de 2011 foram cerca de 50,4 mil casos. Neste ano, quase 18 mil.
Características climáticas do verão podem aumentar incidência.

O número de casos de dengue no Espírito Santo, nos primeiros dez meses deste ano, caiu 64%, de acordo com um comparativo entre os dados do mesmo período de 2012 e 2011, feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No total, há nove óbitos confirmados em todo o estado neste ano, sendo 13 em investigação. Apesar do número positivo, com a aproximação do verão o número de casos pode voltar a aumentar, por ser essa a estação com maior incidência da doença, segundo a Sesa.

Foram quase 50,4 mil casos notificados de dengue até outubro de 2011, contra cerca de 18 mil em 2012. Normalmente, é no período do verão que há o aumento de notificações da doença, por conta do calor e chuva frequentes, mas a secretaria alerta que um trabalho de prevenção bem feito pode diminuir a incidência nessa estação.

 

Como evitar
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos vasos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.