Cineclube Eco Social e Sec. Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Águia Branca realizam agendas com a SETUR e a SECULT

0

Nesta segunda-feira , 26 de julho de 2021, o Cineclube Eco Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Lazer e Esportes de Águia Branca participaram de importantes agendas em prol do desenvolvimento do turismo e da cultura em Águia Branca e no âmbito regional, uma na Secretaria de Estado da Cultura e outra na Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo.

Representaram ao município de Águia Branca, a Secretária Municipal Maria Aparecida Quiuqui de Abreu, a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo de Águia Branca, Patrícia Carletti e o Coordenador do Cineclube Eco Social Luciano Guimarães de Freitas, que integra a Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC, no cargo de Secretário Geral.

Na Setur, a agenda contou com a presença da Secretária Estadual de Turismo, Lenise Menezes Loureiro, e do Gerente de Gestão, Murilo Bosa Vago.

Na Secult, a agenda oportunizou um rico diálogo com o Secretário de Estado, Fabrício Noronha e a Subsecretária de Estado da Cultura, Carolina Ruas.

Segundo a compreensão da Secretária Municipal Maria Aparecida Quiuqui de Abreu, as duas agendas foram de enorme importância para o município de Águia Branca, proporcionando uma aproximação e significativos diálogos junto a Secretaria de Turismo do Estado e a Secretaria de Estado da Cultura.

 

O município de Águia Branca já integrou o Mapa do Turismo no ES, no entanto, devido ao não cumprimento de algumas tarefas que cabem ao Poder Público Municipal, faz alguns anos em que a cidade foi excluída do Mapa do Turismo.

 

Durante a atual Gestão, a Secretária Municipal Aparecida Quiuqui e a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Patrícia Quiuqui, estão empenhadas para organizar o que cabe ao poder público referente a cultura e ao turismo. Em especial, a implementação de políticas públicas municipais.

 

A Secretária de Estado do Turismo se colocou a disposição, manifestando que em breve fará uma visita ao município de Águia Branca.

 

Durante a agenda com o Secretário de Estado da Cultura Fabrício Noronha e a Subsecretária de Estado da Cultura Carolina Ruas, a Secretária e a Diretora Municipal compartilharam sobre a rica diversidade cultural que integra as identidades do município de Águia Branca. Na oportunidade, também buscaram informações importantes para em breve, executar as chamadas e inscrições para os Editais Municipais da Lei Aldir Blanc.

 

As agendas contaram com articulação do Cineclube Eco Social, que vem desenvolvendo ações preparativas voltadas para o início de vários projetos que serão realizadas entre o mês de agosto de 2021 até junho de 2022.

 

Segundo o Coordenador do Eco Social, Luciano Guimarães de Freitas, tantos as agendas como todas e todos que participaram, proporcionaram uma rica vivência e o amadurecimento de aprendizados mútuos, fortalecendo a um momento de integração e diálogo que proporcionarão significativas ações voltadas para o âmbito regional.

 

“Só temos a agradecer a Lenise Loureiro (Secretária de Estado) e a sua equipe, ao Fabrício e a Carol Ruas, e todo corpo técnico da Secult, esta troca de ideias e percepções, o diálogo é fundamental para avançarmos e fortalecermos ao desenvolvimento da cultura e do turismo. Reconhecemos na pessoa da Lenise uma ampla experiência na Gestão Pública, já esteve a frente de várias pastas na Gestão Pública, em municípios e no Estado do Espírito Santo, certamente, a sua experiência irá ser um marco nas ações da Secretaria de Turismo. O Fabrício Noronha e a Carol Ruas juntamente com todo o corpo técnico da Secult, representam um ciclo que por um lado traz uma importante renovação, por outro, se unem com décadas em que vários que integram a pasta no aspecto técnico, unindo experiência e inovação,  que certamente, trará marcos de significativa importância para o fomento cultural capixaba.

 

Na oportunidade, apresentamos as propostas do Projeto “Circuito Cultural Doces Pontões” que aprovamos no Edital de Educação Patrimonial do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, e dialogamos sobre o Projeto Territórios e Redes de Cineclubismo.

 

Estamos dialogando com diversos segmentos e setores da cultura e do turismo, Poder Público, Sociedade Civil e Coletivos, com o objetivo de ampliarmos as ações, abrangendo toda a Região, com o objetivo de resultar em relevantes avanços para o desenvolvimento da cultura e do turismo. Nossa Região se insere em várias territorialidades e instâncias de grande potencial cultural e turístico, é preciso compreendermos no âmbito público e na sociedade em geral, que a cultura e o turismo também são vetores de geração de emprego e renda, e contribuem com o desenvolvimento econômico.

 

Luciano concluiu o relato destacando sobre a atual Gestão Municipal de Águia Branca:

 

“Águia Branca é uma cidade de grande potencial para a cultura e o turismo, a atual gestão, representa um resgate de relevantes ações desenvolvidas na primeira e segunda gestão do hoje Prefeito Municipal Jailson Quiuqui. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo Maria Aparecida Quiuqui, juntamente com a Diretora de Cultura e Turismo, Patrícia Carletti, vem destacando uma atuação comprometida, superando os desafios atuais, empenhando comprometimento com uma gestão pública pauta na ética e transparência. Temos hoje, tanto em Águia Branca, como em várias cidades da região, uma oportunidade histórica de avanços para a cultura e o turismo, devido aos novas gestores e gestores que representam décadas de atuação nestas áreas.”