Covid-19: pessoas com 30 anos ou mais podem receber 4ª dose no ES

0

Quarta dose da vacina contra a Covid estará disponível para público acima de 30 anos a partir desta terça (21), em Barra de São Francisco

A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 30 anos já foi autorizada no Espírito Santo e vai começar a ser aplicada na população de Barra de São Francisco nesta terça-feira, 21, no prédio da antiga Câmara Municipal, das 9h às 20h.

De acordo com o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, nesta segunda-feira, 20, não haverá vacinação porque as doses das regionais só estão sendo entregues aos municípios hoje, por causa do feriado de Corpus Christi.

“A partir de amanhã a vacinação será retomada para todos os públicos, inclusive a quarta dose para pessoas com mais de 30 anos que já tenham cumprido o intervalo de quatro meses da terceira dose”, explica Elcimar.

“Iniciaremos na segunda-feira, 20, a quarta dose para 30+ e para todos os trabalhadores da educação, segurança, transporte, sistema prisional, pessoas com comorbidade e privadas de liberdade que tenham 18+. Doses distribuídas hoje à tarde para as regionais de saúde”, divulgou o governador Renato Casagrande (PSB) em uma rede social, no sábado, 18.

Desde dezembro de 2021, a partir de uma recomendação do Ministério da Saúde, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 vem sendo aplicada em imunossuprimidos com mais de 18 anos.

A vacinação para quem não é imunossuprimido começou em março, a partir das pessoas com mais de 60 anos.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 é considerada a segunda dose de reforço no esquema de imunização para as pessoas que receberam a vacina em dose dupla, já que nesses casos, a primeira e a segunda dose do imunizante são contabilizadas como partes de um único esquema vacinal (a imunização primária depende da aplicação das duas primeiras doses ou da vacina em dose única).

Veja quem pode tomar a quarta dose no ES

Imunocomprometidos com 18 anos ou mais

Pessoas com 30 anos ou mais

Trabalhadores da educação, segurança, transporte e sistema prisional com 18 anos ou mais

Pessoas com comorbidade com 18 anos ou mais

Pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais

De acordo com a Sesa, 315 mil pessoas já estão aptas a serem imunizadas com a quarta dose, respeitando o intervalo de quatro meses após a última dose.