Por Waschgton Rodes
Tendo passado na Paróquia da cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais durante este final de semana e Barra de São Francisco estar localizada na divisa com o estado mineiro, às margens da Rodovia BR 381, a cidade capixaba é a primeira do estado a receber os símbolos da “Jornada Mundial da Juventude” que já percorreu Dioceses de países Europeus e Asiáticos durante as edições passadas do maior evento religioso de jovens do planeta, na época celebradas pelos então últimos Papas João Paulo II e Bento XVI.
Com fiéis das Paróquias Católicas de Água Doce do Norte, Ecoporanga, Mantenópolis, Alto Rio Novo e Barra de São Francisco, a área de eventos da Matriz local ficou lotada de jovens de todas as idades aguardando a chegada da “Cruz” e do “Ícone de Nossa Senhora.” Segundo estimativa, mais de 2 mil pessoas acompanharam o evento religioso na cidade francisquense.
Marcada para às 10 e 30 horas da manhã a passagem dos símbolos religiosos atrasou no caminho de Patos de Minas à Barra de São Francisco devido a um temporal que atingiu uma localidade na saída da cidade de Luz, distante a 206 km de Belo Horizonte, também no estado de Minas Gerais, por onde o caminhão que transportava os símbolos passava e não conseguiu chegar a tempo da Santa Missa de cerimônia que celebrou a passagem da “Cruz” e do “Ícone de Nossa Senhora” pela cidade, realizada às 12 horas. Muitos fiéis que estiveram aguardando até o momento da Missa ficaram tristes por não terem vistos os símbolos durante a festa da passagem deles, mas celebraram com muito entusiasmo aprogramação preparada pela Paróquia São Francisco de Assis, que incluiu até um almoço gratuito distribuído aos fiéis no local. Durante a missa, celebrada pelo Bispo da Diocese de São Mateus, Dom Zanoni Demettino Castro no interior da Igreja Matriz, foi repassado a informação que a Diocese havia perdido a comunicação com o veículo que transportava os símbolos, por isso estava sendo celebrada a passagem dos símbolos antes deles chegarem. Somente por volta das 16 horas da tarde o caminhão com a “Cruz” e o “Ícone” estacionou na praça de eventos da Matriz, sobre orações e cantos de fiéis que permaneceram aguardando a chegada dos símbolos e outros que voltaram ao local.
Pelo atraso ocorrido na programação, os caixotes contendo a “Relíquia de Nossa Senhora” e a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude” foram abertos aos olhos dos fiéis, mas a Cruz não pode ser montada por motivo de não ter sobrado tempo para realizar um momento de adoração a Jesus na presença da cruz, que segundo informações da Igreja é regra para a montagem do símbolo e logo em seguida seguiu viagem para a cidade de Nova Venécia, que receberá os símbolos durante a noite, antes dos mesmos serem levados à São Mateus a última cidade das 3 que os receberão na Diocese de São Mateus. Amanhã, terça-feira (12 de março) os símbolos serão recepcionados por Paróquias da Diocese de Colatina.
Durante conversa com o site o motorista do transporte da cidade de Jaguaré, contratado pela Igreja, afirmou que após sair da cidade de Luz em direção à Belo Horizonte, caiu um grande temporal por durante 2 horas seguidas, possibilitando acidentes na pista. Por isso esperaram o dia amanhecer e recomeçaram a viagem hoje às 07 horas da manhã, só conseguindo chegar a Barra de São Francisco às 16 horas da tarde.
A equipe de reportagem e captação de imagens do jornal Sentinela Capixaba esteve cobrindo o evento religioso e realizou algumas fotos da alegria da juventude em celebrar a passagem dos símbolos da “Jornada Mundial da Juventude 2013” por Barra de São Francisco e você confere agora as melhores imagens desta festa católica.