elular pega fogo dentro do bolso e homem tem a perna queimada em Águia Branca no ES

0

Vítima sofreu queimaduras na coxa após a bateria do celular pegar fogo em seu bolso. Ela derreteu o plástico e a roupa de Tiago Effgen, que grudou em sua perna.

 

Tiago Effgen, de 36 anos, foi surpreendido na manhã desta terça-feira (5), na cidade de Águia Branca, Noroeste do Espírito Santo, após seu celular pegar fogo dentro do bolso da frente de sua calça. Tiago estava conversando com um amigo, que foi o primeiro a notar uma fumaça saindo da roupa, quando ele sentiu que a bateria do aparelho estava derretida. Ele teve queimaduras na coxa.

 Tiago contou que quando percebeu a fumaça, o celular já estava derretido e colado em sua calça. Ele ainda tentou tirar o telefone do bolso, mas a única alternativa foi tirar a calça para evitar mais queimaduras.

Após derreter, o material plástico da bateria derreteu o tecido e grudou em sua pele, causando os ferimentos.

“Eu estava conversando com meu amigo e ele me avisou que estava saindo fumaça de mim. Eu fiquei tentando tirar o telefone do bolso, mas estava grudado na calça e minha perna já estava muito queimada. Eu não sabia o que fazer, então tirei a calça para evitar mais queimaduras, mas o celular ainda ficou queimando por um tempo”
— Tiago Effgen
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a vítima aparece com a parte da frente da calça completamente rasgada, por conta do fogo. Já o celular estava com a parte traseira totalmente derretida.
Parte da capinha de proteção do aparelho também derreteu com a alta temperatura. No vídeo, quando um amigo de Tiago pega o celular na mão, é possível ver fumaça saindo dele.

Segundo a vítima, o celular é da marca Xiaomi, modelo Redmi Note 9stinha três anos de uso e não apresentava nenhum sinal de dano.

O celular estava muito bom! A bateria durava o dia todo, não esquentava, carregava rápido. Não sei o que aconteceu para ele explodir”
— Tiago Effgen
Celular derrete após bateria pegar fogo — Foto: Tiago Effgen

Celular derrete após bateria pegar fogo — Foto: Tiago Effgen

Tiago é caminhoneiro autônomo e estava em um lava-jato, local onde costumava lavar seu caminhão. Ainda sem acreditar no ocorrido, ele contou que por sorte não estava dirigindo na hora do incidente.

Hoje, foi só uma queimadura, mas e se eu estivesse dirigindo? Imagina causar um acidente, machucar outras pessoas porque um telefone pegou fogo? Eu dei sorte! O estrago poderia ter sido muito maior”
— Tiago Effgen

A esposa de Tiago, Rogéria, contou que o marido já teve que comprar um novo celular no mesmo dia da explosão, porque ele não poderia ficar sem o aparelho por causa do trabalho.

Procurada pela equipe do g1, a empresa Xiaomi informou que só tomou conhecimento do caso relatado pelo consumidor pela reportagem e recomendou que os clientes sempre procurem o canal oficial (0800 031 4201) para registrar situações incomuns nos aparelhos, para que a fabricante possa buscar mais informações e prestar o suporte necessário.

Como perceber os sinais

 

Situação do celular após bateria derreter — Foto: Tiago Effgen

Situação do celular após bateria derreter — Foto: Tiago Effgen

Segundo o especialista em tecnologia, Gilberto Sudré, o celular dá alguns sinais de que pode estar apresentando problemas na bateria e que ela precisa se trocada.

“A bateria, quando ela incendeia, geralmente é um processo químico muito rápido e tem esse fato da explosão também. O que acontece muitas vezes ou a bateria tem algum tipo de dano há algum tempo e tem algumas cosias que precisam ser observadas”, comentou o especialista.

 

Confira algumas dicas:

  • Inchaço: se olhar o aparelho pelo lado e ver que ele está estufado, esse é o primeiro sinal de que a bateria não está adequada;
  • Carregador superaquecendo: carregadores com defeito geram mais energia que o necessário, e isso vai danificando a bateria e a deixando mais frágil. É possível perceber quando o aparelho aquece muito mais rápido do que o normal após colocar o celular para carregar;
  • Tirar a capinha para carregar: deixar o celular com a capinha enquanto ele carrega prejudica na ventilação e refrigeração. Durante o carregamento, o celular aquece, mas com a capinha esse aquecimento aumenta.

 

Sudré disse ainda que a bateria é um item muito sensível na parte mecânica do celular, e qualquer tipo de dano físico que ela receba, o celular já pode começar a descarregar muito rápido e o funcionamento do aparelho começa a ser prejudicado.

*Texto produzido por Leiriane Santana, aluna do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve orientação e edição de Vitor Ferri.