Espírito Santo pode ter chuvas e ventos fortes; ciclone põe estado em alerta.

0

Atenção! Projeção de acumulado de chuva do modelo COSMO do INMET, entre 23:00 de hoje e 23:00 de amanhã, 23/01. O volume de chuva pode ser elevado em várias partes do ES, variando na projeção, 200mm de chuva ou mais no extremo noroeste e entre 150mm e 200mm de chuva entre o litoral norte e proximidades da Grande Vitória. Muita chuva para todo o noroeste do estado.

 

registro dia 21/01/2020 as 18h

#MarinhaInforma A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), participa a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, a partir do dia 23, quando poderá ser classificado como Depressão Subtropical. A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para Sul, afetando as condições de tempo e mar entre os estados de Santa Catarina e Bahia, a partir do dia 23 pela manhã. Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Kurumí”, expressão em tupi-guarani que significa “menino”. Leia a nota à imprensa completa em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/comunicao para maiores detalhes.

Alerta para muita chuva esta semana

Infelizmente a população do Espírito Santo vai sofrer mais com os problemas causados pela chuva ao longo desta semana. O período entre os dias 21 e 25 de janeiro será de alerta para chuva volumosa em todas as regiões capixabas, incluindo a Grande Vitória.

A partir desta terça-feira, 21, grandes e intensas áreas de instabilidade associadas à intensificação de um sistema de baixa pressão, em vários níveis da atmosfera, se espalham  muitas nuvens carregada sobre o Espírito Santo e sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais.

No período de 21 a 25 de janeiro, estas áreas de instabilidade persistem sobre estas regiões e provocam chuva frequente e muitas vezes volumosa, de forte intensidade. Além do elevado volume de chuva, há risco de raios e eventuais rajadas de vento com forte intensidade.

As condições são propícias à ocorrência de chuva frequente, alternando períodos de moderada a forte intensidade e com elevado volume diário.

O alto e o volume acumulado é muito preocupante. Várias regiões do estado do Espírito Santo podem acumulado de 200 a 300 mm até o dia 25 de janeiro, o que representa mais do que média de chuva normal para todo o mês.

Com o excesso de chuva, o risco para alagamento, elevação do nível dos rios e córregos e deslizamento de  terra aumenta bastante.

Informação Clima Tempo / Marinha