Ex-prefeito de Conceição e Pedro Canário, Mateusão, é preso no ES

0
Mateusão é preso. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Mateusão é preso. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Ele foi condenado por prejuízo de R$ 640 mil aos cofres públicos.
Mateus Vasconcelos foi detido em São Mateus e não resistiu à prisão.

O ex-prefeito de Conceição da Barra e Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, e ex-deputado estadual Mateus Vasconcelos foi preso por volta das 16h, desta quarta-feira (26), no município de São Mateus. Segundo o delegado chefe da Polícia Federal na cidade, Renato Zaché, Mateusão foi detido quando chegava ao Sesc, em um Volkswagen Jetta, de cor preta. Ele não resistiu à prisão. “Vocês de novo. Só podia ser a polícia federal pra me prender”, disse o detido, de acordo com a políicia.

Mateusão foi condenado de maneira definitiva pela Justiça Federal e a decisão foi divulgada, no dia 5 junho, pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES).

Ele fraudou a fiscalização tribuária e causou um prejuízo de mais de R$ 640 mil aos cofres públicos, entre 1997 e 2001, segundo o órgão.

O ex-prefeito foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, e ao pagamento de 150 dias-multa no valor unitário de cinco salários mínimos.

Segundo o MPF-ES, a decisão não cabe mais recurso. O defesa de Mateusão não foi encontrada até o fechamento desta reportagem.