Faltam dois dias para o início do horário de verão

0

20131014-HorarioVeraoDez Estados e o DF deverão adiantar relógios em 1 hora a partir da meia-noite de domingo

 

Os moradores de dez Estados e do Distrito Federal estão a dois dias do início do horário de verão, que entra em vigor à meia-noite do próximo domingo (20). Eles terão que adiantar o relógio em 1 hora exatamente à 0h de domingo.

A mudança no ponteiro do relógio, que atinge os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, vai deste domingo até dia 16 de fevereiro de 2014.

Na temporada 2013/2014, a única mudança em relação a 2012/2013 é a saída de Tocantins, que fez parte do horário de verão no ano passado pela primeira vez. Já a Bahia, que participou em 2011, ficará fora do novo horário neste ano novamente.

 

A alteração no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. O horário de verão é adotado sempre nessa época porque há um aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

O objetivo central do horário de verão é economizar energia. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora.