Família de Linhares luta para achar doador de medula para bebê com doença rara

0

Enzo Matedi Bozi, de 1 ano e 5 meses, tem Granulomatosa Crónica. Pais fazem campanha para aumentar número de doadores e, consequentemente, chance de achar um compatível

Família de Linhares luta para achar doador de medula para bebê com doença rara
O pequeno Enzo Matedi Bozi, de um ano e cinco meses, é a alegria da casa e dos pais César Bozi e Sabrina Campi Matedi, moradores de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Mas uma notícia recebida há cerca de seis meses preocupa a família: o menino foi diagnosticado com Granulomatosa Crónica. ?
Devido à doença rara, a criança precisa de um doador de medula óssea, tarefa que se tornou um desafio diante da falta de doadores e da dificuldade de encontrar um compatível.?
Enzo está em uma longa lista de espera. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 650 pessoas aguardam por um transplante de medula óssea no Brasil. O Hemocentro de Linhares, que atende a Região Norte do Estado, tem uma média de apenas 10 doadores cadastrados.?
?
Os pais fizeram o teste de compatibilidade, mas não tiveram sucesso. Para encontrar uma pessoa compatível, eles têm feito campanhas em redes sociais pedindo que as pessoas compareçam ao hemocentro para serem doadores.?
O processo para se tornar um doador de medula óssea é simples e rápido, mas o suficiente para salvar uma vida. A pessoa precisa ter entre 18 e 35 anos, ir até um hemocentro e informar que deseja ser um doador, e preencher um cadastro com todas as informações pessoais.
Na sequencia será feita uma coleta de sangue e a amostra vai para um banco de sangue, usada para testar a compatibilidade entre doador e paciente. Todo o processo dura cerca de 15 minutos. Feito o cadastro, o nome do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redme).
Onde doar:
Hemocentro de Linhares
    • Banco de sangue: Hemocentro Regional de Linhares
    • Horário de funcionamento:
        ? De segunda a sexta-feira das 7h às 12h30
    • Endereço: Av. João Felipe Calmom, 1305 – Centro, Linhares – ES, 29901-627
    • Telefone: (27) 3171-4361 | (27) 3171-4363 | (27) 3171-4362
Fonte: A Gazeta