Fiéis da Paróquia São Francisco de Assis realizaram a tradicional Procissão de Corpus Christi

0

Católicos celebram a maior festa do calendário da Igreja Católica

A Paróquia São Francisco de Assis realizou juntamente com os fiéis da igreja católica, nesta quinta-feira 16 de junho, a tradicional  procissão de Corpus Christi, solenidade que representa o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. A celebração litúrgica da igreja Católica, consiste  na devoção onde os fiéis seguem em procissão com Jesus Sacramentado.
A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.  
A procissão –  A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, rumo à terra prometida, com a arca da aliança à frente, que hoje para os católicos é o Santíssimo Sacramento. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. O maná só saciava a fome naquele momento, o Corpo de Cristo sacia até a vida eterna.  

Depois de dois anos sem ser realizada procissão,devido à pandemia de covid-19, a tradicional procissão de Corpus Christi, voltou a ser realizada  após a missa. Onde o trajeto

com a procissão percorreu o tapete que foi confeccionado percorrendo as duas avenidas principais no centro da cidade, desde as primeiras horas da manhã por fiéis, que utilizam da serragem de pó de café, casca de ovo moída e argila, entre outros produtos.por um tapete feito de serragem colorida, com ilustrações que fazem alusão a passagens bíblicas.
O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a fé católica, a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do latim e quer dizer Corpo de Cristo.??Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou. 
O tapete
È um momento de muita Oração e Contemplação a nosso Senhor Jesus Cristo!
Linda participação dos fiéis Católica de mossa Paróquia.
Padre Belmiro presidiu a celebração.
texto, Claudiane
fotos, Mazinho do Hospital