Governo do ES abre seleção para 200 bolsas integrais em cursos técnicos: veja como se inscrever

0

As bolsas são oferecidas pelo programa Bolsa Técnica. Os selecionados farão cursos técnicos de nível médio de graça em instituições particulares do ES. As oportunidades são para cursos de Edificações, Química, Segurança do Trabalho e Enfermagem.

Programa Bolsa Técnica oferece bolsas de cursos técnicos no ES — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Programa Bolsa Técnica oferece bolsas de cursos técnicos no ES — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Foram abertas, nesta quinta-feira (04), as inscrições para 200 bolsas integrais em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que são ministrados em instituições particulares de ensino. As inscrições vão até o dia 10 de agosto e os selecionados deverão começar a estudar ainda este ano.

As bolsas estão sendo ofertadas por meio do Programa Bolsa Técnica, que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES), do governo estadual.

Nesta oferta, são contemplados quatro municípios capixabas com cursos presenciais, que serão feitos no turno da noite. Confira:

  • Cariacica: Enfermagem
  • São Mateus: Edificações e Química
  • Serra: Segurança do Trabalho
  • Vitória: Enfermagem

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo site de seleção de alunos (acesse aqui) até o próximo dia 10 de agosto.

Para se inscrever, o interessado deve, primeiramente, realizar o seu cadastro no site Acesso Cidadão (acesse aqui), usando número de CPF e e-mail pessoal. Não é permitido o uso de dados de terceiros.

Caso já tenha cadastro no Acesso Cidadão, não será necessário refazê-lo. Em seguida, deve acessar o site Seleção Aluno e clicar no banner “Bolsa Técnica Sectides” para preencher o formulário de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A indicação inválida de opção de curso no formulário de inscrição implicará o cancelamento da mesma.

Seleção e condições

  • A seleção acontecerá em uma única etapa, que consistirá em análise do histórico escolar do ensino médio ou equivalente.
  • Para participar da seleção, os candidatos devem ter concluído o ensino médio regular, ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive CEEJA/ENCCEJA, a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Concluintes do ensino médio também podem se inscrever
  • Para se candidatar, o candidato deve ter estudado o ensino médio na rede estadual ou na rede privada (desde que tenha sido bolsista integralmente).
  • Serão admitidos candidatos que estejam cursando a 3ª série do ensino médio ou a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário, que está anexado ao edital.

Resultado e matrícula neste mês

  • O resultado da seleção será publicado no dia 12 de agosto, a partir das 14 horas, nos site da Secretaria de Ciência e Tecnologia (acesse aqui), É preciso fazer o seguinte caminho: Menu Editais> Editais Abertos. O acesso às informações também pode ser feito no site de inscrição seleção de alunos.
  • A matrícula será realizada do dia 15 a 17 de agosto, na secretaria da escola que ofertará o curso escolhido pelo candidato. As aulas terão início no dia 22 de agosto, na escola escolhida pelo candidato.