Governo do Estado promove I Seminário DronES

0

O Governo do Estado do Espírito Santo vai promover, nesta quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), o I Seminário DronES: Aplicações e Potencialidades. O encontro será realizado no Auditório do Centro de Atividades Técnicas do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória. O objetivo é compartilhar experiências sobre o uso dos Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (UAS), conhecidos como drones, entre servidores do poder público estadual e de instituições convidadas.

A organização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O evento é apoiado ainda pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

“Essas pequenas aeronaves se destacam por suas inúmeras aplicações, o baixo custo e a extrema agilidade e praticidade em sua operação. Os drones se tornaram mais um instrumento de inovação, utilizados em diversas frentes de trabalho como nas ações da defesa civil, da agricultura, licenciamento e fiscalização, cartografia e muitas outras. O objetivo do seminário é nivelarmos esses conhecimentos, para alinharmos seu uso às melhores práticas”, explicou o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Jabor.

Para o servidor do Iema e instrutor de drones, Gilberto Sipioni, a popularização do uso de aeronaves remotamente pilotadas tem evoluído a cada dia. “Elas estão cada vez mais presentes em atividades do setor público e em diferentes outros setores da economia. Ter esses equipamentos alocados nos órgãos de forma a auxiliar o desenvolvimento de suas atividades com otimização de tempo e recursos é um avanço. Em contrapartida, ter uma rotina operacional para uso seguro das aeronaves é um desafio. O Seminário trará ampla discussão para os participantes, alinhando o conhecimento de todos em relação as melhores práticas operacionais”, destacou.

O seminário vai reunir cerca de 100 servidores do poder público estadual, indicados pelos respectivos órgãos, que já utilizam ou que pretendem utilizar drones em seus processos de trabalho. O evento contará ainda com a presença de representantes convidados da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória; e de prefeituras do Espírito Santo.

Entre os temas que serão discutidos no I Seminário DronES estão os usos institucionais dos equipamentos; os requisitos operacionais para produção visual e cartográficas; aplicações na agricultura; catalogação de equipamentos e softwares de acordo com os usos específicos; planejamento de voo; processamento, armazenamento e publicação de imagens; capacitação de pilotos e padrões básicos de segurança em sua utilização. Ao final do encontro, será publicada uma carta de intenções com propostas para a padronização e o uso eficiente e seguro dos drones.

Programação:

1º dia – 19/10/23 (quinta-feira)

8h: Cerimônia de abertura
8h30: PANORAMA ES – Casos de aplicação de drones no Governo do ES (IEMA, IDAF, Defesa Civil, IJSN, PMES).
9h20: PALESTRA 1 – Aspectos mercadológicos e possibilidades de utilização dos drones (Gilberto Arpini Sipioni -IEMA)
10h30: Intervalo
10h40: PALESTRA 2 – Tecnologia de aplicação de defensivos e fertilizantes agrícolas por meio de ARP – Resultados de pesquisas UFES/IDAF (Edney Leandro Da Vitória – UFES)
11h20: Almoço
13h: PALESTRA 3 – ANAC: Normas operacionais para RPAs e órgãos públicos (Conrado Klein de Freitas – ANAC)
15h: Intervalo
15h20: MESA REDONDA – Planejamento de voo para produtos cartográficos: requisitos e custos operacionais (Jesus Fernando M. Barbosa – IDAF / Sandro R. Aniceto de Souza – IEMA / Salim Suhet Mussi – IJSN)
16h40: Encerramento

2º dia – 20/10/23 (sexta-feira)

8h: Recepção
8h30: MESA REDONDA – Produtos e finalidades: aplicações, relação tempo de processamento / qualidade final dos produtos. (Giuliano Grigolin – IJSN / Vanessa N. Vieira de Oliveira – IDAF / Sandro R. Aniceto de Souza – IEMA)
9h30: PALESTRA 4 – Aeroporto Internacional de Vitória: Drone x Aviação (Renan Servare Barcelos – Coordenador de Operações Aeroportuárias Zurich Airport Brasil)
10h30: Intervalo
10h40: PALESTRA 5 – Aspectos éticos e legais do uso e salvaguarda das imagens produzidas nas operações com drones: privacidade e políticas públicas. (Major Reinaldo – PMERJ)
11h20: Almoço
13h: PALESTRA 6 – Doutrina UAS no âmbito do DECEA: planejamento, normas, operações correntes, tutorial sarpas e sanções administrativas (Eduardo Araújo da Silva – Capitão Especialista – CFOE)
16h: Intervalo
16h20: Assinatura do Protocolo de Intenções
16h40: Encerramento

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com