Grávida em trabalho de parto é resgatada por helicóptero da PM em Nova Venécia

0

Nova-VenéciaDevido às chuvas intensas das ultimas semanas o município de Nova Venécia, no interior do Estado está completamente ilhado e vem recebendo o socorro da Policia Militar através do Harpia, um de seus helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).

Em uma de suas ações de socorro, os tripulantes do Notaer resgataram uma gravida de sete meses que havia entrado em trabalho de parto em Nova Venécia e como o município esta com todas as estradas bloqueadas, o Helicóptero levantou voo de Vitória, onde fica o hangar da PM e se deslocou até o município do Norte do Estado para o resgate da gestante.

Segundo informações de um dos comandantes da aeronave, a vitima foi atendida inicialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar da cidade e resgatada pelos tripulantes do Harpia, pois o bebê corria risco de morrer, já que em Nova Venécia não havia uma Utin (Unidade de Tratamento Intensivo).

Os militares a levaram então em segurança para um hospital em Colatina onde ela foi imediatamente transferida para o setor de tratamento intensivo.

Este foi o segundo resgate de gravidas pelo helicóptero da Policia Militar na ultima semana, desde que começaram a atender a região norte e noroeste do Estado, devido as fortes chuvas que castigam a região e bloqueiam as estradas para estas localidades.

Dias antes uma outra gravida foi transportada de Alto Rio Novo para Pancas para que o parto fosse feito por cirurgia cesariana, uma vez que pela avaliação medica a criança não poderia nascer por parto normal e o hospital da região não poderia realizar o procedimento.

Além destes socorros, os helicópteros do Notaer estão levando cestas básicas, remédio e água, doados pela população nos batalhões da PMES, para as regiões mais afetadas e que os veículos terrestres não conseguem chegar devido a destruição das estradas e o alto volume de água que ilhou as cidades.

De acordo com o Capitão Marcelo Hollanda, também foi feito um sobrevoo com o superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem do ES) para uma avaliação geral das condições das estradas estaduais e verificação das regiões mais afetadas pelas chuvas.

Além disso, segundo o comandante, os Harpias estão transportando Bombeiros Militares para regiões onde os veículos não estão conseguindo entrar por terra, como Nova Venécia e Barra de São Francisco, para que eles atendam as ocorrências de socorro e urgência.