Homem é preso por maus tratos contra o próprio pai em Barra de São Francisco

0

idosoNa tarde da última segunda-feira, 08 de julho de 2013, a polícia militar esteve na Rua Arlindo Valli, no Bairro Vila Vicente, após denúncia anônima, para averiguar um caso de mãos tratos contra o idoso João O. de Souza, 86 anos.

Ao chegar ao local a polícia constatou a veracidade da denúncia. João foi encontrado sozinho, com vários ferimentos, inclusive nas nádegas e também estava coberto por fezes e urina. Ele estava acamado, em situação de miséria e falta de higiene. Havia bichos no corpo do aposentado e a cama toda molhada de urina.

Com informações de vizinhos, a polícia chegou até o filho adotivo da vítima, Dimas Ferreira de Souza, que chegou ao local durante a ocorrência e foi autuado em fragrante por crime de abandono previsto no estatuto do idoso.

Os militares providenciaram atendimento e um enfermeiro foi até o local e o aposentado foi conduzido para o Pronto Socorro do hospital Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco. Dimas ficava com os cartões do aposentado e recebia os dois salários.

Segundo informações Dimas havia orientado a vítima que se caso fosse indagado era pra dizer que era bem tratado. Os cartões dos benefícios da vítima estavam em posse de Dimas.

Dimas foi autuado por crimes tipificados nos artigos 99 e 102 do Estatuto do Idoso. Ele foi encaminhado ao CDP de São Domingos do Norte-ES. João foi encaminhado ao Hospital Dr. Rita de Cássia.

O que diz a lei:

Estatuto do Idoso

Art. 99. Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

Art. 102. Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade.