Homem preso no lugar do irmão é solto em Linhares, ES

0

2 irmaosO foragido José Santana foi localizado e preso nesta terça-feira (9).
Apesar de ter sido detido, Amilton diz que perdoa o irmão.

Após ficar 16 dias preso no lugar do irmão, o agricultor Amilton Santana foi solto nesta quarta-feira (10), em Linhares, Norte doEspírito Santo. O foragido José Rosa Santana foi localizado e preso nesta terça-feira (9), mas o irmão inocente ainda precisou passar a noite na cadeia, pois era preciso analisar as impressões digitais. Com a comprovação, a correção do processo já está em andamento. Nesta tarde, os dois ficaram frente a frente.

preso inocente

José Santana havia sido preso em 2011. No momento da prisão, ele se apresentou como Amilton Rosa Santana e fugiu da cadeia. Amilton, que é separado da esposa e mora na Bahia, de acordo com o advogado, acabou na prisão quando foi até a Linhares visitar um filho. Ele recebeu o aviso da polícia de que estava sendo procurado.

“Nós levamos em consideração a declaração do próprio Hamilton e do agente penitenciário que se recordava dos fatos, inclusive do José Santana se passando por Amilton”, esclareceu a promotora Paula Pazolini.

Amilton, que nunca havia sido preso, descreveu como se sentiu durante os dias que esteve na cadeia. “Estou me sentindo muito humilhado. É uma situação muito difícil para mim, algo que nunca passei na vida”, disse, emocionado.

Jornal Nacional da rede Globo exibiu o episodio de libertação do irmão inocente
Jornal Nacional da rede Globo exibiu o episodio de libertação do irmão inocente

Para agilizar a liberação do rapaz, a juíza Cristiana Mayer decidiu fazer uma audiência no Fórum da cidade. “Nós procuramos o verdadeiro culpado e com a prisão dele fizemos a verdadeira acariação para que fosse possível liberar aquele que se diz inocente”, disse.

Os irmãos ficaram frente a frente na tarde desta quarta-feira. José alegou que mentiu a identidade porque já tinha outra condenação e queria evitar uma pena maior. Amilton se emocionou e disse que perdoa o irmão. “Ele fez isso comigo, mas eu o perdoo de coração. Com certeza irei visitá-lo na cadeia e no que depender de mim, ainda irei ajudá-lo”, disse o inocente.