Inaugurada nova Ciretran de Vitória no Centro da Capital

0

A unidade de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está funcionando em novo endereço, a partir desta segunda-feira (01), na Rua Henrique Novaes, nº 170, no Centro de Vitória, próximo à Sede da Defensoria Pública. A mudança da Ciretran do município tem como objetivo melhorar o atendimento aos proprietários de veículos registrados, aos condutores e futuros condutores residentes em Vitória e aos cidadãos que buscam os serviços do Órgão na cidade.

A transferência para o local também faz parte da estratégia do Governo do Estado de revitalizar o Centro da Capital, pois integra o projeto de Constituição do Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória. A instalação da Ciretran na região acarretará na redução de mais de meio milhão de reais por ano em gastos com aluguel, além de aproximar as repartições públicas estaduais.

O prédio da nova unidade da Ciretran de Vitória tem acesso também pela Avenida Princesa Isabel, com pontos de ônibus próximos. O local vai oferecer aos usuários e servidores um ambiente novo, moderno e acessível, além de reunir vários serviços em um só lugar: atendimento nas áreas de Veículos; Habilitação e Infrações; biometria; provas teóricas e protocolo. Todo o serviço presencial continuará a ser realizado, mediante agendamento no site www.agendamento.es.gov.br. A unidade de atendimento localizada na Mata da Praia manterá apenas um ponto de coleta de biometria, como opção para o usuário, e a sede administrativa do Detran|ES no local.

O novo espaço no Centro de Vitória tem 1.816,80 metros quadrados e foi todo reformado para iniciar o atendimento ao público, com substituição de pisos, manutenção de esquadrias, adequação de banheiros, de rede elétrica e da climatização; reparo de paredes e infiltrações, e instalação de divisórias.

“Estamos investindo na melhoria do serviço prestado ao cidadão em todo o Estado, com a disponibilização de cerca de 60 serviços on-line nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, e na reestruturação das unidades de atendimento do Órgão. A mudança da Ciretran de Vitória segue a premissa do Governo do Estado de melhorar o atendimento à sociedade e reduzir gastos, além de contribuir para a revitalização do Centro, pois a agência tem também potencial de trazer para a região outros empreendimentos ligados aos procedimentos de trânsito”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

A secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, ressaltou que a instalação da Ciretran no local fortalece a constituição da Cidade Administrativa do Governo no Centro de Vitória. “O objetivo do projeto prioritário Gestar é, justamente, trazer as repartições públicas para a região, dinamizando e dando uso aos espaços ociosos. Demos um salto no que se refere à economia em alugueis, à revitalização do Centro Histórico e à aproximação do cidadão dos serviços”, afirmou Lenise Loureiro, lembrando que, desde o início da atual gestão, em 2019, já foram instaladas no Centro as sedes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); do Instituto Capixaba de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); do Procon, que passou a ocupar sede própria; e do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD).

Agendamento

Para evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado estão funcionando mediante agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pelo Detran|ES, para a saúde dos usuários e servidores.

O cidadão que precisar realizar algum serviço presencial na Ciretran de Vitória deverá acessar o site e fazer o agendamento on-line, escolhendo a categoria do serviço, a unidade, data e horário.

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à unidade do Detran|ES na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.

Aqueles que já agendaram atendimento, biometria ou prova teórica na Ciretran de Vitória para datas a partir do dia 1º de fevereiro deverão se dirigir à nova unidade ou, no caso de biometria, têm a opção do ponto de coleta na Mata da Praia.

Serviços on-line

O Detran|ES disponibiliza cerca de 60 serviços nas áreas de veículos, habilitação e infrações, que podem ser feitos de forma on-line, no site www.detran.es.gov.br. O órgão orienta que, antes de agendar o atendimento, o cidadão verifique a disponibilidade do serviço e esclareça possíveis dúvidas pelos canais de atendimento, disponíveis na aba de contatos das áreas de atendimento no site do órgão.

Confira os serviços on-line disponíveis no site do Detran|ES:

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Habilitação

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Veículos

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Infrações

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho