Incaper realiza cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

0
Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais.

As mulheres estão cada dia mais se capacitando, ocupando espaços e assumindo o protagonismo nas propriedades rurais. Como incentivo para elas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está realizando os cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivamente para as mulheres. As capacitações são presenciais e acontecem entre os dias 18 e 26 de setembro, em Linhares.

O curso de “Cultivo do cacau: plantio e condução da lavoura” faz parte do projeto “Mulheres do Cacau”, do Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A capacitação tem o propósito de capacitar mulheres para a produção de amêndoas de qualidade. As vagas, no entanto, são restritas às participantes do projeto.

O conteúdo do curso conta com formação da muda de cacau; infraestrutura para a produção de mudas de viveiro; dados técnicos do viveiro; equipamentos e insumos necessários; propagação dos cacaueiros; mudas obtidas por meio da semente/estação; legislação, dados técnicos e regras culturais e controle de pragas. A parte prática do curso contempla técnicas inerentes à lavoura cacaueira; beneficiamento primário da produção; colheita, quebra, fermentação, secagem e armazenamento.

Como ação do projeto “Elas no Campo e na Pesca: empreendedorismo, liderança e autonomia”, o curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” abordará a importância da prevenção de acidentes na operação de tratores; identificação dos diferentes tipos de motor e sistema do trator. A maior parte do curso será com aulas práticas de manutenção dos sistemas de ar do motor, de combustível, de arrefecimento, elétrico, de transmissão e freios; lubrificação do motor, hidráulico, eixo dianteiro, dos rodados, da tomada de potência, da lubrificação do trator; do implemento estrutura de proteção contra capotamento; e para operação do trator agrícola de forma segura.

A capacitação de tratorista acontece nos dias 18, 19, 20, 25 e 26, no Parque de Exposições de Linhares, das 8h às 17h. Já o curso de cultivo de cacau será realizado nos dias 20 e 21, no salão da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Rio das Palmas, das 8h às 17h.

A coordenadora dos projetos e extensionista do Incaper, Alessandra Maria, destacou que a realização dos cursos tem como objetivo promover a autonomia e a valorizar o trabalho da mulher rural.

“Os projetos do Incaper, realizado com as mulheres, são uma forma de corrigir uma discrepância de décadas. O homem sempre foi considerado o chefe do lar e da propriedade e era ele o convidado para os eventos, cursos e ações. As mulheres ficavam excluídas ou não se sentiam convidadas. Estamos mudando esse cenário com essas ações para as mulheres rurais e da pesca, com o propósito de aproximar as mulheres das tecnologias e ampliar o acesso delas às políticas públicas”, ressaltou Alessandra Maria.

As inscrições para o curso de tratorista podem ser feitas pelo telefone (27) 3264-2929. Confira as informações de data, horário e local sobre os cursos na agenda do site do Incaper.

Os cursos são realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), do Sindicato Rural de Linhares, Prefeitura de Linhares e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
[email protected]
Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9866/ 9867
[email protected]