Internos de BSF fazem primeira colheita em horta cultivada

0

hortcolheita.pOs primeiros resultados positivos dos cursos de ‘Viveirista de Plantas e Flores’ e ‘Horticultura’, realizados com os internos da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), já podem ser conferidos. Nesta semana, os reeducandos fizeram a primeira colheita na horta cultivada por eles. A produção colhida foi a de rabanetes.
Os cursos são resultado da parceria entre o Núcleo Educacional da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas começaram na segunda quinzena de novembro e a entrega dos certificados está marcada para a próxima sexta-feira (08), com a presença de técnicos do Senar, representantes do Núcleo Educacional da Sejus e familiares dos internos.
“Os internos estão gostando muito dessa oportunidade de aprendizagem, no cultivo e plantio das sementes e mudas”, destaca o agente penitenciário Marilson Borjaille, que acompanhou o momento da colheita e presenciou a alegria dos reeducandos.
Neste mesmo período, de novembro de 2012 a fevereiro de 2013, o Senar ofertou essa qualificação para outros 480 detentos. Ao todo foram 24 turmas distribuídas entre 13 unidades penitenciárias. Os cursos possuem carga horária de 160 horas de conhecimentos específicos, mais 40 horas de formação em administração. Cada turma atendeu a, aproximadamente, 20 internos em aulas com quatro horas, de segunda a sexta-feira. Todo o material necessário para o aprendizado foi oferecido pelo Senar.
Os cursos foram financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que abrange diversos públicos. Atualmente, a Sejus está trabalhando com o Pronatec Trabalhador, que envolve os internos que se enquadram no perfil do programa e também com o Pronatec Estudante, que atende aos alunos do sistema prisional que estão matriculados no ensino médio.