*Linhares* Cinco amigos caem de bote na lagoa Juparanã; quatro se salvam e menor de 17 anos, morre afogado –

0

quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-7

O jovem Diego Soares, de 17 anos, do bairro Santa Cruz, foi mais uma vítima de afogamento no mais famoso cartão postal de Linhares: a lagoa Juparanã. Ele estava na companhia de outros quatro amigos que chegaram na lagoa na tarde desta quarta-feira (24) para se divertir e espantar o calor. Pegaram um bote que estava nas margens da lagoa, remaram e seguiram manancial adentro. Testemunhas disseram que eles começaram a brincar com a embarcação quando a mesma foi tomada pela água e afundou.

Neste momento, três jovens conseguiram saltar do bote e nadar até às margens da lagoa. Outros dois não tiveram a mesma sorte – entre eles Diego. Começaram a se debater. Um banhista que estava de colete salva-vidas nadou até o local e conseguiu retirar um deles. Diego tentou, mas, não conseguiu. Ele afundou e não retornou à superfície, o que levou os outros quatro amigos ao desespero.

Os profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados e a equipe de mergulho da cidade de Colatina chegou à Lagoa Juparanã para iniciar as buscas. Os bombeiros militares que trabalharam para encontrar Diego são os Soldados Henrique Cruz e Humberto. O bombeiro militar de superfície foi o soldado Guedes.

O corpo de Diego foi encontrado por volta das 17h40min. Ele trajava uma bermuda preta e foi reconhecido por um primo que se deslocou a lagoa assim que recebeu a notícia do seu desaparecimento. Após o trabalho da perícia, o corpo do jovem foi encaminhado para o Serviço Médico Legal para os trabalhos de praxe e liberação para sepultamento.

De acordo com os bombeiros militares que participaram da operação, o corpo de Diego foi encontrado numa profundidade entre 6 e 7 metros e estava distante da margem da lagoa há 25 metros. Eles disseram que a partir de um metro e meio da margem os banhistas já não conseguem colocar os pés no fundo da lagoa.

Prefeitura não instala placas de sinalização

No dia 10 de agosto, por meio de Nota, a Prefeitura de Linhares se manifestou sobre uma série de afogamentos na lagoa. Foram dois em menos de 20 dias. Na época a administração municipal lamentou o ocorrido, e disse que historicamente, a prefeitura contrata guarda-vidas para dar suporte ao Corpo de Bombeiros durante o verão.

A Prefeitura garantiu que a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, em parceria com o Corpo de Bombeiros, iria sinalizar a lagoa com placas que alertam sobre o perigo. Mas, que ainda estudariam a forma e a data para realizarem a ação.

As placas não foram instaladas até esta quarta-feira (24). Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura que até o momento não se manifestou.

Placas estão em processo de confecção, diz Prefeitura

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública informou que no dia 18 de agosto encaminhou à empresa contratada para fornecimento das placas de sinalização a ordem de serviço para a confecção das placas que serão instaladas na lagoa.

O layout da placa e os locais onde elas serão instaladas foram definidos após reunião com o Corpo de Bombeiros. Mas, a Prefeitura não foi informou uma data e nem estipulou nenhum prazo. A Prefeitura, por meio de Nota, ressaltou que, historicamente, a prefeitura contrata guarda-vidas para dar suporte ao Corpo de Bombeiros durante o verão.

Informou ainda que o edital para contratação para guarda-vidas que trabalharão no verão está sendo confeccionado. A previsão é de que os profissionais iniciem as atividades no município antes do Natal deste ano.

fonte site de linhares

quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-1 quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-18 quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-10 quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-7 quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado-4 quatro-amigos-caem-de-bote-na-lagoa-juparana-tres-se-salvam-e-um-de-17-anos-morre-afogado