Luciano Pereira ganha por 426 votos de vantagem, mas perde a Câmara

1
Luciano Pereira fotografado durante as eleições na escola João Bastos

Há 24 anos, Enivaldo dos Anjos tornava-se prefeito de Barra de São Francisco com uma margem de pouco mais de 300 votos sobre seu concorrente, que era apoiado pelo então prefeito Edinho Pereira e pelo governador Max Mauro. Hoje, 24 anos depois, sofreu do mesmo veneno.

Numa eleição muito disputada, o deputado estadual Luciano Pereira (DEM) conquistou a Prefeitura de Barra de São Francisco com uma vantagem de apenas  426 votos de vantagem. Ele somou 12.557 votos contra 12.131 votos do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas Enivaldo dos Anjos (PSD).

Mais uma vez, a votação do maior distrito do município, Vila Paulista, varrida por uma onda de violência nos últimos meses, foi decisiva nas eleições francisquenses. Luciano saiu de lá com mais de 350 votos de vantagem.

Com um colégio eleitoral de 32.564 votos, compareceram para votar 26.153 eleitores. Se abstiveram 6.411 cidadãos. Os votos em branco (1.104) e nulos (361) poderiam definir as eleições em Barra de São Francisco de outra maneira. A Justiça Eleitoral computou como válidos 24.688 votos.

Vereadores Eleitos que assumirão uma cadeira no Poder Legislativo em 2013

A apuração começou com Enivaldo em vantagem de 4%, mas essa diferença foi caindo pouco a pouco e somente nas últimas sessões apuradas Luciano garantiu sua vitória. Com isso, o grupo político do ex-prefeito Edinho Pereira, que foi cassado em 2006 por corrupção eleitoral e está com direitos políticos suspensos pela Justiça, volta ao comando da prefeitura de Barra de São Francisco.

O resultado das urnas pode ser modificado, entretanto. Luciano Pereira tem um processo em tramitação na Justiça do Espírito Santo por manter um funcionário fantasma em seu gabinete e poderá sofrer outro processo por denúncia de ficar com salário de um outro servidor.

Luciano Pereira (DEM) terá outra dificuldade política para governar o município do Noroeste: dos 13 vereadores eleitos, oito são ligados ao candidato derrotado Enivaldo dos Anjos: Juvenal Calixto, Carlinho da Dengue (apesar de seu partido ter apoiado o prefeito eleito), Dr. Aloysio, Antônio Morais, Valézio Armani, Zé Valdeci, Lula Cóser e Jessuí da Cesan. Deste grupo deverá sair o presidente da nova Câmara Municipal, que tomará posse  junto com o prefeito no dia 1º de janeiro.

Confira os votos das eleições municipais em Barra de São Francisco

Prefeito

Luciano Pereira (DEM) – 12.557 votos ( 50,86%)

Enivaldo dos Anjos (PSD) – 12.131  (49,14%)

Leia mais em Gazeta do Norte –