Maratonista reclama falta de apoio em Barra de São Francisco

0
Jos+® Messias e o maratonista olimpico Wanderley Cordeiro de Lima na corrida do carteiro, em Vitoria
Jos+® Messias e o maratonista olimpico Wanderley Cordeiro de Lima na corrida do carteiro, em Vitoria

Claudio Caterinque foto/texto

Ele vai participar da Corrida Rústica em comemoração aos 75 anos de Governador Valadares, no domingo 27 de janeiro. E vai representar Barra de São Francisco na Maratona de São Paulo, no dia 28 de abril

Acostumado a vencer grandes maratonas, José Messias diz que representa o município sem ter o seu esforço reconhecido

O maratonista francisquense José Messias da Silva vai participar da Corrida Rústica do Aniversário de Governador Valadares neste domingo 27 de janeiro. Ele, que trabalha como ajudante de pedreiro, tem esposa e dois filhos, irá bancar toda a despesa com a viagem, hospedagem e alimentação sozinho. Para poder participar desta corrida, José Messias calcula que deverá gastar em torno de R$ 250,00. Ele pede apoio para poder participar das competições e representar Barra de São Francisco.

José Messias da Silva, que tem 35 anos, está no auge de sua carreira profissional, é destaque no atletismo em competições de nível regional, estadual e nacional. Ele já correu a São Silvestre, a Meia Maratona do Rio, Volta da Pampulha e as 10 Milhas Garoto por 8 vezes. Mesmo trabalhando durante o dia como ajudante de pedreiro, treinando a noite e sem técnico, o maratonista já ficou em 6º lugar no ranking dos melhores maratonistas do Espírito Santo. Ele é o primeiro atleta francisquense a representar o município em competições nacional.

Trofeus e medalhas de Jose Messias

José Messias da Silva já venceu várias corridas rústicas em Barra de São Francisco (tricampeão), Nova Venécia (tricampeão), Mantena (bicampeão), Nova Belém (campeão), Mutum (bicampeão), São Roque do Canaã (bicampeão), Santa Tereza (4º lugar), Corrida da Polícia Militar do Espírito Santo em Vitória (5º lugar geral), Corrida dos Palmares em Jucutuquara (4º lugar), Colatina (2º lugar), Cachoeiro de Itapemirim (9º lugar), e foi campeão da Corrida do Carteiro, tradicinal evento dos Correios realizado em Vitória.

Mas apesar dos bons resultados José Messias reclama da falta de apoio. O atleta, que leva o nome do município em competições que participa, não recebe nenhum tipo de incentivo.  De acordo com Messias, qualquer forma de ajuda seria bem vinda. Ele destaca que mesmo uma pequena ajuda de custo para se deslocar as competições e para comprar material para a prática do esporte seria de grande ajuda.

 

APOIO

José Messias, que luta com muitas dificuldades para manter a forma física em treinamentos puxados, trabalha como ajudante de pedreiro e diz que não é possível participar das competições sem apoio.

– “Quando tenho que participar de uma competição devo escolher entre o conforto da minha família e o meu sonho de atleta. Muitas vezes não tenho coragem de tirar da boca de meus filhos e acabo não participando das corridas”, enfatizou Messias.

– “Eu poderia estar muito melhor se tivesse condições melhores para treinar e me preparar. Os únicos que tem condições de combater de igual para igual com os melhores são aqueles que tem apoio e contam com uma rotina decente de treinamentos. Não tem como você ser o melhor sem estrutura. Tudo o que ganhei foi aos trancos e barrancos”, desabafou Messias emendando que “até agora eu não dei 70% do que eu tenho condições de dar. Mas não tenho uma estrutura para explorar isso. É uma vergonha. Ninguém tem condições de entrar numa disputa sem dinheiro, não tem como. É preciso investimento e apostar nos atletas. Como você vai treinar se precisa trabalhar para ganhar dinheiro para sustentar sua família e ainda comprar material esportivo caro? Isso estraga toda a preparação a longo prazo. E cadê a nova geração? Uma hora os veteranos vão parar de correr”.

 

José Messias disse que gasta em média R$ 700,00 a cada 6 meses comprando material esportivo (tênis, camiseta, calção). E as despesas com viagens também inviabilizam a sua participação em grandes eventos.

 

SERVIÇO:

 

Empresários e políticos interessados em ajudar José Messias podem entrar em contato com o atleta através do telefone (27) 9253-7596.