Merenda Escolar Municipal bem planejada na gestão de Luciano Pereira

0

DSC_0188Merenda Escolar Municipal bem planejada na gestão de Luciano Pereira

A prefeitura Municipal de Barra de São Francisco através da secretaria Municipal de Educação no setor de Merenda Escolar,  vem se destacando e recebendo diversos elogios pelo cardápio nutritivo e saboroso que vem sendo oferecido todos os dias nas escolas e creches da Rede Municipal.

Do cardápio planejado ao prato oferecido, há um imenso trabalho, e existem muitas pessoas envolvidas na tarefa de garantir aos alunos uma alimentação de qualidade, com cardápios somente de alimentos saudáveis e livres de contaminação, que promovam a saúde de nossas crianças e adolescentes.disse a coordenadora do Departamento da Merenda Escolar de Barra de São Francisco “Fafinha”

A coordenadora informou ainda que aproximadamente 30  Agricultores Familiares fornecem alimentos para as escolas da Rede Pública através do programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) onde a prefeitura compra o produto diretamente do produtor através de recurso do Governo  Federal. Concluiu “Fafinha”

DSC_0129
Coordenadora Fafinha reunida com os agricultores que fornecem alimentos para as escolas através do Programa de Alimentação Escolar (PNAE)

Atualmente fornecemos mais de 5 mil refeições  todos os dias. E para manter a alimentação destes alunos, é necessário adquirir uma grande quantidade de alimentos, sendo os alimentos base do cardápio Arroz, feijão, farinha de mandioca, macarrão, fubá, canjiquinha, leite,       achocolatado,   biscoito, carnes, verduras e frutas, entre outros. disse a Nutricionista Joyce Rodrigues

Hoje o setor de Merenda Escolar também conta com a Agricultura Familiar que nos fornece  verduras, frutas, legumes, entre outros alimentos que ajudam a compor o cardápio nutritivo e saboroso.

Os agricultores familiares podem fornecer alimentos para as escolas da Rede Pública de Ensino com ajuda da Lei 11.947/2009. A legislação determina que no mínimo 30% do valor destinado para a compra da merenda escolar – recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – deverá ser utilizado na aquisição da produção agrícola familiar.

A iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize cada vez mais e qualifique suas ações comerciais. Para quem adquire esses produtos, o resultado é mais qualidade da alimentação a ser servida, manutenção e apropriação de hábitos alimentares saudáveis e mais desenvolvimento local de forma sustentável.

 

 

O responsável pelo planejamento da alimentação escolar para as escolas, creches municipais e filantrópicas é a secretaria Municipal de Educação, através do setor de Merenda Escolar. Neste setor contamos com o trabalho da Nutricionista Joyce Rodrigues, a coordenadora da merenda “Fafinha”, o estoquista “Maná”, os motoristas Roberto Guedes e Adilio Nascimento e a servente Simone Pereira.

A alimentação escolar é um direito de todos os alunos matriculados nas escolas e creches municipais, estaduais e filantrópicas,  garantidas na constituição de 1988, é uma das políticas sociais mais antigas e importantes do país.

 

 

DSC_0167

Baseado nos princípios da Segurança Alimentar Nutricional, o Programa de Alimentação Pública da Cidade de Barra de São Francisco tem por missão promover a saúde da população atendida de forma a suprir as suas necessidades nutricionais durante o período de permanência na unidade e favorecer a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 

Para tanto, é necessário em todos os tipos de atendimento, uma gestão eficiente que garanta a oferta de alimentos com qualidade e quantidade adequadas e que estimule a adoção de hábitos alimentares saudáveis.