Ônibus gratuito para moradores dos bairros Estrela e Colina começaram a circular em Barra de São Francisco

0

A partir desta quinta-feira, 2, os moradores dos dois bairros mais altos de Barra de São Francisco – Colina e Estrela – vão ganhar transporte público gratuito para irem trabalhar ou mesmo fazer compras no comércio.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (sem partido) anunciou a novidade nesta segunda-feira, 30, e o lançou na quarta-feira, 1º, junto com os vereadores do município.

Serão 25 horários de ida e volta para os dois bairros começando às 6h30 e terminando às 18h40.

O sistema será ajustado de acordo com a necessidade.

Aglomerados Subnormais

O anúncio vem ao encontro da divulgação pelo IBGE de que estará na Câmara, no próximo dia 20, para apresentar os resultados do Mapeamento dos Aglomerados Subnormais da cidade, apurados no Censo de 2022. Os dados disponíveis em 2020 dão conta de que 13,74% da população de cerca de 45 mil pessoas do município moram nessas unidades, em terrenos de propriedade alheia (pública ou privada), em geral caraterizados por padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas restritas à ocupação.

“O serviço vai beneficiar, inicialmente, os moradores dos bairros Colina e Estrela com transporte popular gratuito em ônibus provisório, enquanto aguardamos a aquisição de ônibus especificamente para esse programa, que vai ser implementado também em outros setores da cidade”, disse o prefeito Enivaldo.

Colina e Estrela são dois morros altos, cujos moradores precisam se deslocar com alta declividade. “Eles descem para trabalhar e fazer compras no comércio e têm que subir à pé, carregando peso. Muitos já são de idade adiantada. Então, decidimos criar esse serviço”, acrescentou o prefeito.

Para se beneficiar, os moradores precisam fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, onde receberão uma carteirinha de transporte gratuito. O contato para cadastro pode ser feito pelo telefone 27 3756-8000 ramal 2076. “Vamos começar no feriado de finados para quem quiser descer para visitar o cemitério”, avisou Enivaldo.