Passeata contra as drogas no Centro de Barra de São Francisco

0
Por Meiry Castro
 O Projeto Amigos da Vida tem como objetivo restituir a dignidade perdida dos jovens, adolescentes e crianças, através de uma metodologia de intervenção preventiva por meio do Grupo de Ações Estratégicas de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e Prostituição Infantil.

Participaram da Passeata a secretaria de Educação Beta Gaiotti e o Superintendente Regional Odair Rhein.

Pensando nisso a S.R.E de Barra de São Francisco, representantes de ongs e alunos e professores de diversas escolas do município promoveram nesta segunda-feira 05/11, uma passeata pelo Centro da Cidade. Muito animados, os alunos se caracterizaram e trouxeram cartazes sobre o tema.

Anteriormente nas reuniões do Grupo de Ações Estratégicas, já haviam sido enfatizada a importância de ações para a Prevenção e Combate às Drogas e a Prostituição Infantil, promovendo diálogos entre as diferentes representações, unificando ações coletivas no intuito de diminuir o problema social, que afeta a comunidade Francisquense.

Novas re uniões e ações ainda serão propostas para combater o problema das drogas no município. A Secretária de Educação não tem números oficiais quanto ao município, contudo em um estudo desenvolvido pela Unifesp, comparada a taxa de uso da maconha entre 2006 e 2012. Foi registrado, um aumento no número de usuários adolescentes da droga. Enquanto em 2006 existia menos de um adolescente para cada adulto usuário, em 2012 esse índice subiu para 1,4 adolescentes para cada adulto.

O levantamento mostra ainda que 600.000 adolescentes (4% da população) já utilizaram maconha pelo menos uma vez na vida. Já no dado referente ao uso no último ano, a taxa encontrada foi idêntica a de adultos: 3%, equivalente a mais de 470.000 adolescentes.

Em relação à legalização da maconha no Brasil, 75% dos entrevistados disseram não concordar com ela, enquanto 11% se diz favorável à legalização da maconha e 14% diz não ter opinião formada sobre o assunto.

veja mais fotos: