Polícia caça os dez bandidos mais perigosos do ES; lista inclui traficantes e homicidas

0

A lista de criminosos divulgada pela Polícia Civil inclui traficantes e homicidas que agem no Estado

Aos 21 anos, Rafik Gomes Victor encabeça a lista dos bandidos mais procurados do Estado. No currículo dele, diversas ocorrências de tráfico de drogas e participação em vários homicídios. Hoje, ele é um dos principais bandidos que a polícia capixaba quer atrás das grades em 2013.

Assim como ele, outros nove homens integram a lista dos mais procurados no Estado. O levantamento, feito por delegados de Crimes Contra a Vida da Região Metropolitana e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, mostram que, a maioria deles, além de homicidas, têm bastante envolvimento com o tráfico de drogas.

(Da esquerda para a direita) Rafik Gomes, Victor Marcelo, José Furtado, Edinei Marques,  Gregório ou Dinei, Igor Ferreira dos Santos, Ledson Moura da Silva ou Ledinho, Maurício de Jesus Camargo, o Zorro, Wesley Sales Bastos, o Ìndio, Wagner Teixeira Pereira, Gleydson Gasparini Guterres ou Ninil, Josmar dos Santos Araújo ou Jojô
(Da esquerda para a direita) Rafik Gomes, Victor Marcelo, José Furtado, Edinei Marques, Gregório ou Dinei, Igor Ferreira dos Santos, Ledson Moura da Silva ou Ledinho, Maurício de Jesus Camargo, o Zorro, Wesley Sales Bastos, o Ìndio, Wagner Teixeira Pereira, Gleydson Gasparini Guterres ou Ninil, Josmar dos Santos Araújo ou Jojô

 

Rafik, por exemplo, comanda o tráfico de boa parte da Capital. Segundo a polícia, ele chefia bocas nos bairros Piedade e Fonte Grande, com ramificações na Ilha do Príncipe e Gurigica.

Segundo o delegado Cláudio Victor, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) o foco da polícia, agora, é localizar os bandidos mais perigosos e prendê-los. “Sempre quando um é preso, outro entra no lugar. Trabalhamos diariamente para colocar esses bandidos atrás das grades. Alguns deles, infelizmente acaba saindo do Estado, o que dificulta um pouco a ação da polícia”, disse.

De acordo com Cláudio Victor, só em 2012 a DHPP realizou 652 operação que resultaram na prisão de 693 bandidos procurados pela justiça. Além disso, foram expedidos 400 mandados de prisão temporária e 57 preventivas.

Onde eles agem

Vitória

Rafik Gomes Victor, 21 anos, é procurado por tráfico de drogas e homicídios nos bairros Piedade e Fonte Grande, com ramificações na Ilha do Príncipe e Gurigica. Rafik é conhecido pelos traficantes do Morro do Jaburu.

Vila Velha

No município, Josmar Santos Araújo, o Jojô, e Gleydson Gasparini Guterres, o Ninil, 20 anos, estão na mira da Polícia. Josmar está envolvido com o tráfico de drogas nos bairros Ilha da Conceição, Santa Rita, Primeiro de Maio e Ilha das Flores. Contra ele há dois mandados de prisão. Já Gleydson, atua no tráfico de drogas na região de Vila Batista e Paul.

Segundo o delegado José Lopes, da Delegacia Crimes Contra a Vida de Vila Velha, todos os traficantes considerados chefes do tráfico de drogas da Grande Terra Vermelha já foram detidos por meio de um trabalho integrado com a Polícia Militar e o Ministério Público. “Agora, os traficantes como o Josmar e o Gleydson tentam assumir o comando do tráfico”, relatou o delegado José Lopes.

Serra

O traficante Wesley Sales Bastos, 33 anos, permanece na lista dos mais procurados. Ele estava em uma lista anterior, divulgada em agosto de 2012. Conhecido como Chocolate ou Índio, ele atua na região de Nova Almeida e Jacaraípe, onde já cometeu diversos homicídios. Wesley agora também está controlando o tráfico em Praia Grande, Fundão, em Santa Martha, em São Cristóvão e Joana Darc, em Vitória. Outro traficante que atua em Nova Almeida e Jacaraípe é Igor Ferreira dos Santos, de 31 anos. Ele é envolvido na morte de um agente penitenciário ocorrido em 2006. Igor atua em Praia Grande, em Fundão, e na região da Grande São Pedro, em Vitória.

Cariacica e Viana

Nas duas cidades atuam quatro criminosos que figuram na lista dos mais procurados. É o caso de Marcelo José Furtado, 22 anos, ele é procurado pelo assassinato da companheira Hellen Romão Cabral, em janeiro de 2012, em Viana, além de diversos outros crimes. É considerado pela polícia um criminoso bastante perigoso.

Já Maurício de Jesus Camargo, o Zorro ou Mauricinho, 31 anos, é conhecido por roubar diversos bancos nos municípios de Viana, Cariacica e Vila Velha.

Outro bandido procurado de Cariacica é Edinei Marques Gregório, o Dinei, 31 anos. Ele é envolvido em crimes de homicídio e roubo e atua na região de Flexal e Vila Prudêncio. Já Ledson Moura da Silva, o Ledinho, 28 anos, também atua na região de Flexal.

 

Fonte: Da Redação Multimídia