Prefeito Luciano Pereira quer tornar programa de Coleta Seletiva de Resíduos De Barra de São Francisco referência em todo Estado

0

IMG_5926A prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através de um conjunto de ações, esta prestando diversos serviços de atendimento, com objetivo de buscar uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores organizados na ASCAMARB (Associação de  Catadores de Materiais Reciclados de Barra de São Francisco), que atuam na reciclagem de materiais  no Aterro Sanitário do nosso Município.

O catador ou coletor de material reciclável é o profissional que cata, seleciona e vende materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis, cuja atividade profissional é reconhecida pelo Ministérios do Trabalho e Emprego desde 2002, contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais.

IMG_5901Nesta sexta-feira 13 de novembro o prefeito Municipal Luciano Pereira acompanhado de seus secretários entregaram para a Associação de Catadores, um Elevador de Carga e uma Prensa Hidráulica de 25 toneladas, adquiridos pelo município. O prefeito também anunciou a compra de uma Maquina Empilhadeira, Maquina triturador de Papel e carrinhos coletor de material reciclado.

O prefeito Luciano Pereira também anunciou um convenio de prestação de serviço entre a Prefeitura Municipal e a ASCAMARB (Associação de  Catadores de Materiais Reciclados de Barra de São Francisco), onde através do convenio a associação fica responsável pela prestação dos serviços de coleta, triagem, processamento, beneficiamento, compostagem e destinação final dos resíduos sólidos recicláveis, reutilizáveis, orgânicos e rejeitos do município. 

IMG_5917

“Confiamos nas pessoas que fazem parte deste projeto e que trabalharam para tornar o programa de Coleta Seletiva de  Barra de São Francisco referência em todo estado. Estamos realizando um projeto de revitalização da área do Lixão, com obras na sede da Associação,  recuperação das áreas degradadas através de um projeto de reflorestamento com mudas de árvores nativas e vegetal, e também com a entrega de equipamentos que serão de extrema importância para o funcionamento do projeto, mais não podemos realizar estas ações e não reconhecer o trabalho dos nossos catadores, onde através deste convenio vamos viabilizar uma renda a mais para as famílias dos recicladores” Disse o prefeito Luciano Pereira. 

Os trabalhadores foram cadastrados pela secretaria Municipal de Assistência Social, onde diversos serviços serão realizados individualmente com os catadores e também com seus familiares. Uma equipe da secretaria Municipal de saúde também foi formada, onde diversos tipos de exames e um cronograma de vacinas estarão disponíveis pois os  catadores são expostos diariamente a condições insalubres de trabalho, e foi agendado que periodicamente eles receberam acompanhamento médico, onde o atendimento sera realizado na sede da Associação, para que os catadores sejam acompanhados e recebam toda a assistência necessária. 

 

Conforme o levantamento apresentado a ASCAMARB retira mensalmente, em torno, de 24 toneladas de material passível de reciclagem que retorna ao ciclo produtivo. Sabendo que, também, contribui com a existência de postos de trabalho formal, economia de recursos ambientais e garantem a própria sobrevivência de suas famílias.