Primeiro avião fabricado no Espírito Santo é entregue em Jaguaré

0

Cerimônia em Jaguaré marca um momento histórico para a aviação capixaba

O dia 9 de fevereiro de 2026 entrou para a história da aviação capixaba. Pela primeira vez, uma aeronave para até quatro pessoas produzida no Espírito Santo foi oficialmente entregue a um comprador.

Trata-se do modelo Sling-TSi, fabricado pela TAF Brasil, empresa sediada às margens da BR-101, no município de Jaguaré, na região Norte do Estado. A cerimônia de entrega foi realizada na segunda-feira (9), na própria sede da empresa, de onde o comprador retirou o “primogênito” da linha de produção capixaba.

Longa espera pela certificação

A conquista só foi possível após um extenso processo de certificação. Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheceu o modelo como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial.

Segundo o CEO da TAF Brasil, José Bráz, a entrega representa um marco simbólico e estratégico para a empresa.

“A aeronave está certificada pela Anac, o que nos permite iniciar oficialmente o processo de entregas. Levamos cerca de dois anos e meio para obter a certificação. A partir de agora, elas passam a ocorrer de forma gradativa: além desta já entregue, estão previstas mais duas ainda neste mês e outras duas no mês de março”, explicou.

O reconhecimento como ALE Especial foi viabilizado após a Anac alterar, em julho de 2022, a regulamentação da categoria no Brasil. A nova norma permite que aeronaves com até quatro assentos (um piloto e três passageiros) e peso máximo de decolagem (PMD) de até 1.361 kg utilizem normas consensuais da categoria ALE desenvolvidas pela ASTM International.

De acordo com a agência, a atualização aproxima o Brasil de padrões internacionais, reduz custos na aprovação de novos projetos e mantém níveis adequados de segurança ao exigir o cumprimento das normas técnicas estabelecidas.

Produção e encomendas

A TAF Brasil, de origem sul-africana, já possui encomendas de compradores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e também do Espírito Santo.

Atualmente, cinco aeronaves estão em linha de produção, seguindo o cronograma industrial da fábrica. Ao todo, já são 12 aviões leves comercializados, com previsão de entrega integral ainda no primeiro semestre deste ano.

A planta de Jaguaré tem capacidade para produzir até 24 aeronaves por ano, considerando todos os modelos disponíveis.

Matrícula simbólica e especificações técnicas

A primeira aeronave entregue recebeu a matrícula PS-TSI, escolhida de forma simbólica para fazer referência direta ao modelo.

Conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião pode decolar com peso máximo de 950 kg. Segundo a fabricante, o Sling-TSi possui capacidade para transportar até 450 kg de carga útil, consome cerca de 28 litros de combustível por hora e apresenta autonomia aproximada de oito horas de voo ininterrupto.

A entrega representa não apenas um avanço para a indústria aeronáutica do Espírito Santo, mas também consolida o Estado como novo polo na produção de aeronaves leves no Brasil.