Projeto Social Espaço da Alegria entrega diploma de curso de informática básica aos usuarios

0

 

1465234_659924114028232_701005319_nProjeto Social Espaço da Alegria.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

 

Um dos projetos sociais mais bonitos administrados pela Assistência Social de Barra de São Francisco, é o Projeto Social Espaço da Alegria, onde 130 usuários encontram oficinas como informática, Esportes, artesanato, pintura, e outros serviços que desenvolvem cidadania, socialização e a convivência comunitária.

O projeto é monitorado por profissionais especializados e funciona nos seguintes horários:

Matutino: 8:00 às 12:00

Vespertino: 13:00 às 16:00

Neste mês de outubro uma turma de alunos concluiu o curso de informática básica, e receberam das mãos da secretaria de Assistência Social Zirlene Surdine, juntamente com a equipe do projeto um diploma de conclusão do curso.

 

Veja a lista com os nomes dos alunos que concluíram o curso

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

 

João Pedro Gonçalves de Oliveira

Milena Martins Gomes

Rebeca Vargas da Costa

Matias da Silva Leite

Maxoel Francisco de Oliveira

João Henrique Venancio

Julia Cristina de Souza Lopes

Weliton Souza Soares

Natiele de Souza Pereira

Roberto Carlos da Silva de Oliveira Klipper

Gustavo Henrique Teixeira Vaz

Felipe Pereira Gomes

Maria Eduarda Souza Santos

Jessica Souza Matos

Geovana dos Santos Farias

Luis Antonio Silvano do Nascimento

Kathlyn Rodrigues de Souza

Victor Emanoel Souza

Tatiane Gonçalves de Oliveira

Natiele Esmera Rodrigues Soares

O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

São considerados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.

Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).

A inclusão das crianças e adolescentes retiradas do trabalho infantil no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se dará sempre por encaminhamento da Proteção Social Especial, responsável pela coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.