São Gabriel da Palha: Polícia apreende uma tonelada de carne clandestina

0

Uma tonelada de carne foi apreendida nesta quinta-feira (12), em São Gabriel da Palha, Noroeste do Estado. O produto estava sendo comercializado de forma clandestina por vários estabelecimentos do centro da cidade. Três comerciantes foram presos em flagrante.

Segundo informações do delegado Wanderson Prezotti, da Delegacia do Consumidor (Decon), que comandou a operação, durante a ação foram fiscalizados vários supermercados, açougues e mercearias. A relação de produtos apreendidos inclui carnes de boi, porco, aves e pescados, além de queijos.

“Os alimentos eram vendidos sem selo de inspeção de órgão oficial ou procedência de origem. Também foi constatada fabricação de linguiça sem alvará e carnes acondicionadas de maneira irregular”, informou Prezotti.

A operação foi deflagrada após várias denúncias ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e, segundo o delegado, pode continuar nesta sexta-feira. Participaram da ação a Polícia Civil, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a Vigilância Sanitária e o Procon, sob a coordenação do MPES.

De acordo com o delegado, os comerciantes foram presos e deverão ser encaminhados para algum Centro de Detenção Provisória (CDP) do Estado. Eles responderão por crimes contra relação de consumo. A pena é de dois a cinco anos de detenção e a fiança só poderá ser arbitrada em juízo. Os alimentos apreendidos serão descartados