Secretaria de Meio Ambiente distribui 520 mudas nativas e frutíferas em comemoração pela Semana do Meio Ambiente

0

Em Barra de São Francisco em comemoração na Semana do Meio Ambiente, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavél (SEMMA), distribuiu gratuitamente mais de 520 mudas de plantas nativas e frutíferas, além de  sabão em barra reciclados.

A distribuição das mudas aconteceu neste sábado(5), durante a feira municipal de Barra de São Francisco. Onde a secretaria de Meio Ambiente montou uma barraca com atendimento de uma equipe de profissionais  que tiraram duvidas e ajudaram as pessoas escolherem a muda adequada para cada terreno. A ação tem como objetivo promover o incentivo a população a realizar o plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente.

Foram distribuídas mudas nativas de pê Amarelo, Sabonete de Macaco, Jacarandá, Palmeira Imperial, Louro, Jatobá, Araçá Boi e Cinco Folhas. De mudas de plantas frutíferas foram distribuídas de Tangerina, Maracujá e Jambo.

Também participaram da ação, uma equipe das produtoras de sabão do Córrego Queira Deus. As trabalhadoras utilizam o óleo reciclado como principal matéria prima para fabricação de sabão, uma das alternativas que estão sendo cada vez mais buscadas para lidar com resíduos. O aproveitamento do óleo de cozinha usado e da gordura animal para a produção de sabão é uma forma de lidar com esses tipos de resíduos domésticos, evitando a poluição do ambiente.

A secretaria Lislei Moreira Batista  enfatizou a importância da Prefeitura manter um viveiro com inúmeras variedades de plantas e distribuir gratuitamente para o agricultor e demais pessoas interessadas,  para que estas pessoas venham reflorestar locais degradados e/ou plantar na porta de casa para obter sombra e embelezar a cidade ou no quintal para obter futuramente frutos para o consumo próprio. Afirmou a secretária

O que é a Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção da população para que todos tenham maior participação nas discussões sobre esse tema e entendam a importância dessa questão.

No Brasil, ela é comemorada de 1 a 5 de junho, e foi criada em 1981, a partir da data estipulada pela ONU — Organização das Nações Unidas — que determinou o dia 5 como o mundial para essa abordagem.