Secretaria Municipal de Interior e Transporte realiza serviços de patrolamento e construção de caixas secas no interior do município

0

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Interior e Transporte, iniciou na última quarta-feira, 4 de novembro, serviços de patrolamento, compactação, cascalhamento, e construção de caixas secas no interior do município.

IMG_5514A primeira localidade que está sendo atendida pela Secretaria está localizada entre a serra do Vargem Alegre e Águas Claras. Em quase uma semana, o serviço realizado pela equipe comandada pelo Secretário e vereador Emerson Lima, já melhorou e muito o trecho.

“Vários carros e motos já se quebraram aqui por causa do estado ruim que estava a estrada. Eu não me lembro de alguém ter feito este tipo de serviço aqui, está ficando um tapete.”; comentou um morador.

 

IMG_5550Já quanto às caixas secas, foram construídas 10. Além de evitar a erosão nas estradas, a água contida retorna ao lençol freático contribuindo para o aumento da umidade.

Outro benefício alcançado é que se evita o assoreamento dos córregos e rios. A velocidade da água, quando não é interceptada, pode deslocar terra e até mesmo materiais poluidores, como garrafas pet, para os rios. Com a construção de caixas secas, a água, que antes seguia em alta velocidade até os rios, é contida.

 IMG_5575Nossa equipe acompanhou os trabalhos e conversou com Emersom Lima sobre os trabalhos realizados. “Além de ser um trabalho de recuperação também é de prevenção, já que em períodos de chuvas formam-se grandes poças nas estradas, dificultando a locomoção de veículos e consequentemente o escoamento de produção agrícola. Vamos seguir o cronograma fazendo primeiro as serras dos distritos e depois na estradas da baixada. Nas próximas semanas o serviço segue passando por  Pouso Alto, Cachoeirinha e Serra do Fervedouro. Sobre as caixas secas, continuaremos a faze-las quando for possível, desta forma ganha a Prefeitura, que terá menos custo com a manutenção das estradas; e ganha o meio ambiente, uma vez que evita o assoreamento de rios.”, comentou ele.

12226798_10205060040251139_1754682967_nEm duas das 10 caixas secas feitas até o momento, os funcionários encontraram minas de água que acabaram servindo para abastecer os Caminhões Pipas usados no serviço.