Sindirochas e IEMA vão fazer ciclo de palestras com o tema extração e sustentabilidade ambiental

0

Em Barra de São Francisco, palestra acontece na próxima quarta-feira 19 de junho a partir das 17h30 no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Por Claudio Caterinque

O Sindirochas e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), inicia ciclo de palestras direcionado a empresários e empregados das indústrias de beneficiamento de rochas e marmorarias, para divulgação dos procedimentos legais para fiscalização e licenciamento ambiental.

As palestras são continuidade de um trabalho iniciado pelas instituições em anos anteriores, a partir da importância socioeconômica da atividade para o Estado e da necessidade de promover e difundir uma cultura de exploração racional, que respeite o meio ambiente.

A primeira palestra será  em Nova Venécia na terça-feira 18 de junho, a partir das 17h30, no auditório da Casa da Pedra, com o palestrante Geraldo Cardoso Mata, analista ambiental do IEMA.

A segunda acontece em Barra de São Francisco na quarta-feira, a partir das 17h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com o palestrante Anderson Gomes da Silva, analista ambiental do IEMA.

E a terceira será realizada em Baixo Guandú, no distrito de Alto Mutum Preto, na quinta-feira 20 de junho, também a partir das 17h30, na Escola Municipal Francisco Cunha Ramaldes, também com o analista do IEMA, Anderson Gomes da Silva.

As palestras são gratuitas e destinadas a empreendedores do setor, encarregados de pedreiras, técnicos em mineração, geólogos, engenheiros, consultores ambientais e prestadores de serviço na área de mineração.

Analistas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Setor de Licenciamento de Mineração do Iema irão informar os procedimentos necessários a serem adotados para o licenciamento de extração de rochas, indicarão medidas de controle ambiental para minimizar os impactos e recuperar áreas degradadas e fornecerão informações pertinentes sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Para se inscrever, os interessados devem procurar o Sindirochas. Confira a programação abaixo:

image003