Terminal de Itaparica será reaberto na próxima segunda, diz governo do ES

0

Estrutura está interditada desde 2018. Previsão é de que a obra seja finalizada até sexta-feira (22).

O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, na Grande Vitória, desativado desde 2018, vai voltar a funcionar na próxima segunda-feira (25). O anúncio foi feito pelo Governo do Espírito Santo. A obra está prevista para ser concluída nesta sexta-feira (22).

O Terminal de Itaparica foi interditado por tempo indeterminado em julho de 2018, depois que um laudo apontou problemas na estrutura e riscos para os cerca de 45 mil usuários que passavam pelo local. O documento revelou falhas no projeto do terminal e também em sua execução.

Governador publicou foto de projeto do Terminal de Itaparica, em Vila Velha — Foto: Divulgação/Governo do ES

Governador publicou foto de projeto do Terminal de Itaparica, em Vila Velha — Foto: Divulgação/Governo do ES

Histórico

Entregue em 2009, o Terminal de Itaparica custou cerca de 12 milhões de reais. Em julho de 2018, ele foi interditado após uma vistoria que constatou irregularidades na estrutura e poderia comprometer a segurança dos passageiros.

A vistoria foi pedida porque, em 2013, parte da cobertura do terminal caiu durante uma tempestade. Em 2015, outra parte foi removida por também apresentar riscos. Cinco meses depois da interdição, em dezembro de 2018, a cobertura da estrutura foi demolida.

Inicialmente, a reabertura estava prevista para 2019 e depois foi feito um novo anúncio de que as obras seriam finalizadas em setembro de 2020.

Funcionamento

O terminal funcionava com 32 linhas de ônibus e cerca de 45 mil pessoas passavam pelo local nos dias de semana e 18 mil nos finais de semana.

Com a interdição, as linhas do terminal foram transferidas para outros pontos, o que gerou transtorno para os passageiros.

As principais reclamações eram a distância de outros terminais, o tempo de deslocamento e de espera pelos coletivos.