Unidade de Barra de São Francisco realiza encontro de agentes penitenciários

0

544542_409289662514825_1266176680_nA Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) realizou, na última terça-feira (20), um encontro de sensibilização entre os agentes penitenciários da unidade. Com o tema ‘Agente caminhando – vivências e convivências’, o evento contou com a participação do subsecretário para Assuntos Penais, Eugênio Coutinho Ricas.

O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Barra de São Francisco e teve a intenção de levar o servidor a refletir sobre questões de conduta, autoestima, qualidade de vida no trabalho e sobre trabalho em equipe.

1175629_409289845848140_1639286758_n

Eugênio Coutinho Ricas destacou que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem buscando valorizar o servidor e aprimorar os serviços prestados à sociedade. Ele também pontuou mudanças como a portaria sobre a cautela de armas de fogo e parabenizou a unidade pela iniciativa da realização do encontro.

Durante o encontro foram abordados temas variados. Um deles destacou a importância e os benefícios do trabalho em equipe, com a palestra “Trabalho em equipe na busca do sucesso” com a administradora de empresas e professora Jussara Dias Ferreira Rocha. Outro tema cuidou da autoestima dos agentes, com a palestra “Autoestima positiva”, com o pastor da Igreja Batista, formado em Programação Neurolinguística (PNL), Roberto Guimarães.

Para encerrar, a mestra em Educação, consultora educacional e palestrante motivacional e educacional, Marizinha Coqueiro falou a respeito de felicidade de uma maneira bem descontraída, com a palestra “A arte de enxergar possibilidade e oportunidade de ser feliz”.

1098009_409289589181499_1805829582_n

Além de palestras, os agentes assistiram a apresentações culturais, como a recitação de um poema de Cecilia Meirelles pela pedagoga e professora da rede municipal de educação, Claudia Beatriz Cortes, que também contou um “causo de cumpadre”.

Para a realização do evento, a unidade contou com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e com as parcerias da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), da Superintendência Regional de Educação (SRE) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), da Câmara Municipal de Barra de São Francisco e da Igreja Batista de Ecoporanga.

A iniciativa de realizar o encontro foi de um dos agentes penitenciários da unidade, Marilson Borjaile. “Esta iniciativa se baseia na necessidade de reflexão sobre as atitudes tomadas em conjunto e no quanto as pessoas são influenciadas por elas e como isto está relacionado com a dinâmica do trabalho em uma unidade prisional, onde o trabalho em equipe é essencial, mas que também sofre com situações de estresse que podem influenciar na qualidade da relação interpessoal entre os agentes”, explica o agente.

O evento foi bem avaliado pela maioria dos participantes que também sugeriram que outros momentos como este sejam realizados.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 9933-8195 – (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES Texto: Samira Rebuli