Agora é pra valer: Luciano x Enivaldo bem como Alencar x Bofe

0

Agora é pra valer: Luciano x Enivaldo bem como Alencar x Bofe

Enivaldo dos Anjos (PSD) e Luciano Pereira (DEM) protocolaram na tarde de quinta-feira, 05 de julho, pedido de registro de suas candidaturas a prefeito municipal de Barra de São Francisco/ES nas próximas eleições.

Houve um início de tumulto na porta do cartório da Justiça Eleitoral, porque várias pessoas curiosas queriam ver quem seriam os candidatos. Mas o que chamou a atenção foi o fato de o PSB, partido do governador, ter feito duplo registro.

Na contramão dos interesses do governador Renato Casagrande, que já declarou seu interesse pela candidatura de Enivaldo dos Anjos, o ex-presidente do PSB, Uander Cardoso, o Bofe,  optou por apoiar a candidatura de Luciano Pereira, do qual pretende ser o vice no caso de conseguir o registro pretendido.

Em virtude da decisão de Bofe, a situação dos candidatos do PSB a vereadores ficou complicada. Dos dois representantes do partido na Câmara Municipal, sargento Quenídio e Dêgo Neri, candidatos à reeleição, o único que ficou na coligação do PSD foi Dêgo Neri.

Como será a justiça a decidir com quem o PSB se coligará para as próximas eleições, um dos dois estará fora da corrida eleitoral, haja vista que se ficar decidido que o PSB apoiará o DEM, Dêgo Neri, não poderá concorrer. Se a escolha for o contrário, quem ficará de fora é o sargento Quenídio.

Com a duplicidade de apoio por parte do PSB, nos próximos dias o destaque político será a expectativa sobre a decisão da justiça. O grupo de Luciano Pereira acredita que o pedido de registro a ser aceito será o seu, porque o ex-presidente do partido informou que tudo foi feito no dia 30 de junho.

Por seu lado, o grupo de Enivaldo dos Anjos acredita que vale o que foi decidido pela Executiva Estadual do PSB, que tem preferencia em apoiar Enivaldo dos Anjos.

Como se trata de tentativa de registro duplo, a decisão caberá à Justiça Eleitoral, que tem o prazo de 48 horas para definir na chapa de quem o PSB fará o seu registro. Contudo, pela legislação em vigor, vale a decisão da Executiva Estadual.

Com o fim do prazo para as coligações, o quadro político local ficou assim definido: o PSD de Elcimar de Souza Alves, que tem como candidato a prefeito Enivaldo dos Anjos e vice Alencar Marim, caminhará com 10 partidos, sendo o PR, PSB, PSC, PTN, PRP, PPS, PRTB e PDT.

Já o candidato Luciano Pereira, que tem como vice o Bofe, terá o apoio de 11 partidos: PT do B, PRB, PMN, PP, PTB, PV, PHS, PMDB e PSDB. Nesta segunda feira, 09 de julho a justiça eleitoral vai decidir se Bofe fica como vice de Luciano Pereira ou se ou será excluído do processo eleitoral, neste caso Luciano teria que arrumar outro vice em sua chapa.