Ailton é o mais novo padre da igreja católica de Barra de São Francisco

0
Padre Ailton

A Paróquia São Francisco de Assis (Igreja Católica) de Barra de São Francisco passa a contar a partir deste Domingo, 16/12, com o mais novo padre que substitui ao padre Edson, que deixou a paróquia local no último dia 19/12.

Padre Ailton é o décimo filho de uma família de 11 irmãos. Nascido e criado no interior de Nova Venécia, mais precisamente na localidade de Córrego das Flores. O novo padre francisquense estudou catequéticos na comunidade de Santa Rosa do Limão, transferindo-se depois para a comunidade de São João Batista, em Córrego das Flores, por ocasião da criação da mesma em 1979.

Como jovem leigo atuou em diversas equipes de pastoral: PJ, Grupo de Reflexão, Mensageiro, Liturgia, Teatro etc. Formado em Habilitação para o Magistério e concursado no Estado exerceu a profissão entre os anos 1980-1990, na mesma localidade, na Escola Pluridocente Fazenda Ziviani.

Para quem não sabe, padre Ailton atuou em movimentos sociais de conscientização política e sindical. Gostava de esportes e jogava futebol com os amigos no time local, sendo por um tempo membro de diretoria do mesmo clube. Ele Ingressou no Seminário Diocesano em Abril de 1990, fazendo um ano Propedêutico no Seminário Menor em Nova Venécia, seguindo depois para o Seminário Maior em Carapina onde cursou Filosofia e Teologia, concluindo em 1997.

Estagiou na Paróquia de Águia Branca, sendo acompanhado pelo então pároco padre Egídio Armando Menon, do clero de Vitório Veneto (Itália). Após a ordenação sacerdotal, seguiu no início de 1999 para a Comunidade Paroquial de Montanha, Mucurici e Vinhático, para iniciar o ministério presbiteral em companhia do padre Orlando Uliana.

Padre Ailton Permaneceu apenas um ano naquela comunidade, sendo transferido no início de 2000 para São Mateus, assumindo a reitoria do Seminário Propedêutico, transferido de Nova Venécia para São Mateus naquele mesmo ano e também como vigário paroquial da Catedral, auxiliando aos padres Emílio e Domingos Oliveira.

Durante os anos 2000 a 2001 fez a Escola de Formadores de Santa Catarina, em Florianópolis nos períodos de férias (Julho/Janeiro). No início de 2004 foi indicado para assumir o Seminário Maior da Diocese, em Carapina, onde se encontrava trabalhando atualmente.

Para a alegria dos católicos de Barra de São Francisco, padre Ailton iniciou uma nova faze em sua vida que é a de comandar a igreja católica francisquense.