Aposentadoria igual a do trabalhador comum

0

Mikaella Campos mikaella.campos@redegazeta.com.br
Depois de quase 15 anos de discussão, a Câmara Federal aprovou ontem o texto final do projeto de lei que iguala a aposentadoria do funcionalismo federal ao trabalhador da iniciativa privada e cria ainda o Fundo de Previdência Complementar (Funpresp).
Se quiser receber mais ao se aposentar, o trabalhador da União precisará fazer contribuições extras. Mesmo assim, estima-se que, em média, os benefícios dos inativos homens serão reduzidos em até 25% e das mulheres, em 37%.
A proposta, antes de entrar em vigor, vai seguir  para o Senado. Analistas do regime previdenciário, como o consultor legislativo Gilberto Guerzoni Filho, acreditam que o texto deve ser votado rapidamente.
“A presidente Dilma Rousseff quer essa lei sancionada ainda neste primeiro semestre para evitar impedimentos com a proximidade das eleições”, diz.
A regra valerá apenas para os futuros servidores públicos. Isso significa que as pessoas que ingressarem no funcionalismo depois da sanção da lei não terão mais direito ao benefício integral. Na prática, o trabalhador vai receber o teto máximo pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).