BPMA apreende armas e animais em cativeiro irregular em Água Doce do Norte

0

O fato aconteceu na manhã da última quarta-feira (18), por volta das 10h00min, quando policiais do Posto Avançado da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) participaram da Operação Asas Livres, na Comunidade de Governador Lacerda de Aguiar, no distrito conhecido como “Rio Preto” de Água Doce do Norte/ES.

Em dado momento, visualizaram diversas gaiolas em residências da região, sendo iniciada uma fiscalização para verificar as circunstâncias legais inerentes à posse dos animais, ocasião em que foram solicitadas dos proprietários as documentações autorizativas para a criação das aves mantidas em cativeiro.

Ato contínuo, diversas irregularidades foram flagradas pela equipe, tendo sido apreendido o seguintes itens: uma espingarda calibre 22; dois Melros; uma estrelinha; um caboclinho; 11 Coleiros; 14 gaiolas; e dois alçapões. Foram confeccionados, ainda, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência, com base no artigo 29 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e uma pessoa foi conduzida ao DPJ de Barra de São Francisco por Posse irregular de Arma de Fogo.

O oficial esclareceu ainda que o BPMA, por meio de sua Subunidade Especializada, está realizando ações para conter a caça e pesca ilegais, denunciando qualquer tipo de crime da qual tenha conhecimento. Para isso, as pessoas podem ligar para o telefone 181 (Disque Denúncia) ou acessarem o site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não há necessidade de se identificar e o anonimato é garantido.