Empresas do setor de rochas de Barra de São Francisco “Capital Estadual do Granito” são destaque na Vitoria stone Fair 2024

0
Stand da empresa de mineração Gramazini na Vitoria Stone Fair

A Vitória Stone Fair 2024, tradicional feira de rochas ornamentais do Espírito Santo, abriu suas portas nesta terça-feira (30). Com a projeção de movimentar expressivos R$ 1 bilhão em negócios, a feira espera receber mais de 15 mil visitantes de 50 países, incluindo mercados-chave como Estados Unidos, China, Itália e México. Destacando-se como a principal vitrine da diversidade das pedras naturais brasileiras, o evento consolida o país como o quarto maior produtor mundial de rochas ornamentais, com uma impressionante variedade de mais de 1.200 tipos.

O evento reuniu aproximadamente 250 expositores, abrangendo não apenas empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, mas também fornecedores de equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias. Destaque para as empresas de Barra de São Francisco (Capital Estadual do Granito), como Gramazini, Milgran Granitos , Comil Cotaxe e Fortuna Granitos que obtiveram grande destaque pela exposição de seus materiais que são somente encontrados na região Noroeste do Espirito Santo.

Stand da empresa de mineração Comil Cotaxé na Vitoria Stone Fair

O governador Renato Casagrande sancionou a Lei Nº 9.928, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, que confere ao município de Barra de São Francisco o título de Capital Estadual do Granito.
Localizado na Região Noroeste do Estado, o município é conhecido nacionalmente como grande explorador de granito. Lá estão as maiores jazidas do País, com previsão de exploração ao longo de dois mil anos.

Stand da empresa de mineração Milgran na Vitoria Stone Fair

O Espírito Santo, estado anfitrião, destaca-se como o maior exportador e produtor do Brasil, contribuindo com incríveis 81,67% das exportações do país em valor e volume. Esse cenário não apenas impacta financeiramente, com uma projeção de movimentar cerca de US$ 200 milhões, mas também impulsiona oportunidades econômicas em setores como turismo de negócios, hotelaria, transporte e gastronomia.

A Vitória Stone Fair 2024 consolida-se como referência internacional, fortalecendo a posição do Brasil como protagonista no mercado global de pedras naturais. Com 60% dos expositores focados em pedras naturais e os outros 40% representando máquinas, insumos, equipamentos e serviços, a feira abrange toda a cadeia produtiva do setor.

A partir de 2025 a Vitoria Stone Fair passa a se chamar Marmomac Brazil e será realizada em São Paulo. O anúncio foi dado em primeira mão na solenidade de abertura do evento, que aconteceu nesta terça-feira (30). A primeira edição já tem data e local marcado e acontecerá entre os dias 18 a 20 de fevereiro, no Anhembi.