Waldeles ganhou retroescavadeira do governador Renato Casagrande

0

Governo entregou máquinas e lançou programa para melhorar a infraestrutura agrícola no Espírito Santo

fonte/trovaoonline.com

O prefeito Waldeles Cavalcante esteve em Vitória, nesta terça-feira 28 de fevereiro, para receber do governador Renato Casagrande uma retroescavadeira 0km para a prefeitura de Barra de São Francisco.  A cerimônia para a entrega do equipamento aconteceu na Praça do Papa. Ao todo foram beneficiadas com retroescavadeira 31 prefeituras capixaba, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento contou com a presença do Ministro Afonso Florence.

A entrega das retroescavadeiras faz parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, dentro de um acordo de cooperação técnica entre os Governos Federal e Estadual para reforçar a infraestrutura em regiões atingidas pelas chuvas.

Na ocasião também foi feito o lançamento estadual da “Rede Brasil Rural” e definida a cooperação para integração do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Capixaba “Vida no Campo”, da Seag, ao Apoio a Projetos de Infra-Estrutura e Serviços dos Territórios (Proinf), do MDA.

A integração do “Vida no Campo” e do Proinf vai proporcionar um fortalecimento das ações para melhorar a infraestrutura produtiva no Espírito Santo, sobretudo para benefício dos agricultores de base familiar, pescadores artesanais, assentados, indígenas e quilombolas. Até 2014, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o “Vida no Campo” terá investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões no Espírito Santo, principalmente em recursos de crédito rural.

Retroescavadeiras

Receberam retroescavadeiras os municípios de São José do Calçado, Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Muniz Freire, Iúna, Irupi, Ibatiba, Brejetuba, Domingos Martins, Iconha, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Pancas, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Jaguaré, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Boa Esperança, Ecoporanga, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pinheiros, Pedro Canário e Conceição da Barra.

Cada município recebeu uma máquina que deverá ser empregada na recuperação e na manutenção de estradas vicinais, para garantir o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de Saúde e Educação. O investimento na aquisição das retroescavadeiras foi de R$ 4.743 milhões.