Agente penitenciário Capixaba estreia no MMA diante de português ex-TUF 3, no ES

0

Michael Mendes, que é carioca, mas radicado no Espírito Santo, atua em Centro de Detenção Provisória e faz o main-event do MegaFighters contra Gonçalo Salgado.

Por Richard PinheiroVila Velha, ES

Agente penitenciário, Michael Mendes estreia no MMA contra o português Gonçalo Salgado no MegaFighters (Foto: Regina Lima)Agente penitenciário, Michael Mendes estreia no MMA contra o português Gonçalo Salgado no MegaFighters, em Vila Velha (Foto: Regina Lima)

No universo do MMA, costuma-se dizer que quando a grade do octógono é fechada, é a ‘hora de separar os homens dos meninos’. Mas agora imagine um duelo entre um “leão de chácara” contra um inspetor de presídio? É isso que vai acontecer no evento MegaFighters, que acontece no dia 22 de novembro, numa casa de shows em Vila Velha, no Espírito Santo.

O duelo reúne o agente penitenciário Michael Mendes, que é estreante no MMA, contra o português Gonçalo Salgado, na categoria peso-pesado (até 120 kg). O atleta luso foi segurança de astros do esporte como Cristiano Ronaldo, e os surfistas Gabriel Medina e Kelly Slater.

Atuando na segurança interna e externa de cerca de 500 presos, Michael Mendes trabalha no Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) e ainda concilia o seu tempo com treinos nas academias Top Fight, de Cachoeiro e Art Combat, de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Uma rotina desgastante, mas que o futuro lutador espera poder colher os frutos dessa dedicação em breve.

– Eu trabalho nesse ramo desde 2010. A minha função consiste em manter a ordem e a disciplina dos internos, bem como a segurança deles e da própria sociedade diretamente afetada. Minha escala do Centro de Detenção Provisória é de 24h por 72h. Atualmente quando não estou de serviço, estou treinando. Não tenho sábados, nem domingos e feriados, não importa qual dia da semana, sigo focado nos treinos.

Michael Mendes (1º à esquerda), em curso de formação da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Foto: Thiago Raposo)Michael Mendes (1º à esquerda), em curso de formação da Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Foto: Thiago Raposo)

Michael Mendes tem 33 anos, 1,89m de altura e pesa 105 kg. É carioca, mas radicado no Espírito Santo. Encarando um grande desafio em sua estreia no MMA, o atleta busca inspiração na lenda Royce Gracie e na eficácia do jiu-jítsu para vencer este primeiro duelo nas artes marciais mistas. Tanta aplicação revela um caminho de quase 20 anos ligado às lutas.

– Eu sempre quis lutar MMA, desde a época em que assistia as lutas do Royce Gracie. Naquela ocasião eu era muito jovem e iniciei meu caminho no mundo das lutas no karatê, arte na qual sou faixa-preta, assim como no jiu-jítsu. Percebendo a eficácia da arte suave sobre as outras artes marciais, comecei a me dedicar mais ao jiu-jítsu e também adaptei meu karatê ao muay thai, com o falecido mestre Luiz Alves, sempre buscando completar o meu jogo. Eu treino lutas desde os 14 anos e são ao todo 19 anos dedicados a luta.

Atuando na segurança interna e externa de cerca de 500 presos, Michael Mendes é agente penitenciário no ES (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Atuando na segurança interna e externa de cerca de 500 presos, Michael Mendes é agente penitenciário no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Estrear no MMA fazendo logo a luta principal do evento encheria de expectativa e ansiedade muitos lutadores, mas Michael Mendes se mantém sereno, mesmo com esse grande “batismo de fogo” que se apresenta no evento de Vila Velha. Objetivando ‘abrir portas’ no mixed martial arts, Mendes acredita que uma vitória contra o português pode colocá-lo na rota dos eventos de MMA nacionais.

– Sem dúvida é um grande desafio fazer a minha primeira luta de MMA contra um atleta de nível internacional como o Gonçalo Salgado. Entretanto, logrando êxito em relação a esse oponente, possivelmente outras portas irão se abrir para mim, e foi focado nesse objetivo que resolvi aceitar a luta. Ter coragem e assumir riscos fazem parte das qualidades de quem quer vencer na vida. Tenho grandes treinadores comprando essa briga, como o Giovanni, da luta livre, o Paulo Rambinho no MMA, o Rony de Marataízes e o Joanino de Macaé no jiu-jítsu. Todos nós estamos confiantes na vitória e tudo posso naquele que me fortalece. Brasil!

A primeira edição do Megafighters 1 acontece no dia 22 de novembro, a partir das 22h, na casa de shows Megatroops, que fica localizada na Av. Amazonas, s/n, em Vila Velha. A abertura dos portões acontece às 21h. O evento vai contar com sete lutas de MMA e logo após os combates, o comando da pista de dança fica por conta das DJ’s Jessica Mallmann e Mel Marcarini, que com muita música eletrônica, prometem sacudir todos os espectadores presentes. O valor dos ingressos e os locais de venda ainda serão divulgados pela organização do evento de MMA capixaba.

Megafighters 1
22 de novembro de 2014, em Vila Velha (ES)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Gonçalo Salgado x Michael Mendes
Peso-meio-pesado: Luís Guilherme Andrade x Johnny Walker
Peso-pena: Diego Pralon x Julio César Chaves
Peso-leve: Weber “Shrek” Netto x Jonas Coelho
Peso-leve: Paulo “Zé Doido” Machado x Max Denner
Peso-galo: Hamyrez Oliveira x Elvis Silva
Peso-meio-médio: Anderson Longo x Rodrigo Marinho