ANPO, UFOP e Fundação GORCEIX, buscam através de projeto de pesquisa solução para a Tensão nas Rochas no Noroeste do Espírito Santo

0
  A Associação ANPO promoveu no ultimo dia 16 de junho de 2015, na sede da Fundação GORCEIX na cidade de Ouro Preto – MG, reunião para melhor definir os passos do projeto de estudo para melhoramentos no setor de Mineração de Rochas Ornamentais, isso é claro levando-se em consideração as peculiaridades do setor, as grandes variedades de produtos e o alcance das aplicações que o Brasil tem dado aos produtos oriundos desta atividade. Partindo desses princípios, tornou-se notória a demanda por melhores materiais (granitos), o que leva os mineradores há uma necessidade de melhorar o aproveitamento extrativo, resultando assim em materiais com melhor qualidade e menos custos.
  Com base nessas informações a Engenheira/Geóloga Drª. Tânia Maria Evangelista sugeriu  um estudo aprofundado no que se refere a Tensão nas Rochas, fazendo todo o procedimento em etapas coesas com seqüência cronológicas, seleção de empresas, diagnóstico dos problemas, meio ambiente, segurança de trabalho e até mesmo o manuseio de máquinas e equipamentos,  posterior a essa  fase partir-se-á para a fase de execução, ressaltando que todas as etapas serão realizadas in loco (pedreiras), e a Fundação GORCEIX por meio de seus profissionais altamente qualificados participará de todas as fases em conjunto com a CRENAQUE Consultoria.

  Na ocasião o Diretor do Departamento de Pesquisas em Engenharia Ambiental e Educação Continuada da Fundação GORCEIX Dr. Fernando Gabriel da Silva Araújo, ressaltou a grande referencia das rochas brasileiras em todos os mercados e nossa capacidade produtiva, porém frisou um problema enfrentado pelo setor que é a tensão nas rochas, o que gera uma queda significava no índice de aproveitamento.

  O Diretor Executivo da ANPO Mario Imbroisi, explanou aos presentes a importância das entidades que representam o setor de rochas ornamentais, sendo a  ABIROCHAS  entidade mor nacional, a ANPO a entidade representativa dos produtores da região Noroeste do Espírito Santo e o COMMINES  um  consórcio entre 12 municípios mineradores da região Noroeste, Imbroisi explicou ainda que  o setor evoluiu da onda de extração para a onda de beneficiamento de chapas e por fim esta  entrando na onda dos produtos acabados, o que conseqüentemente agrega valores aos nossos produtos, e  ainda deu total relevância ao domínio da região Noroeste na exclusividade dos materiais amarelos. 

  O Professor Wilson Trigueiros questionou Imbroisi com relação aos municípios do Sul do Espírito Santo deter o domínio no segmento indústria de beneficiamento, Imbroisi foi contundente em dizer que hoje 30% das grandes indústrias de beneficiamento estão alocadas na região Norte, isso deu-se principalmente para gerar a facilitação da logística e redução de custos.

  O Diretor do Departamento de Pesquisas em Engenharia Ambiental e Educação Continuada da Fundação GORCEIX Dr. Fernando Gabriel da Silva Araújo, ainda aproveitou a oportunidade para explanar sobre a Fundação que é uma entidade jurídica  de direitos privados e sem fins lucrativos e disse ainda “somos o maior provedor de treinamento de pessoal corporativo para a mineração e metalurgia do país” e a GORCEIX em uma das suas diretrizes apóia a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto no gerenciamento de projetos. E ressaltou que colocaram ao dispor profissionais altamente qualificados para a realização deste projeto de pesquisa que envolverá a ANPO e suas empresas associadas, e o Professor Wilson Trigueiros fará a coordenação e direcionamento deste juntamente com a Drª. Tânia Maria Evangelista.

  Finalizando Imbroisi solicitou a Drª. Tânia, que mantenha contato com o Diretor de Mineração da ANPO o Sr. Helder Nico, para que em parceria possam traçar metas e diretrizes de viabilização do projeto de forma a abranger o maior número de pedreiras, valorizando os termos geológicos e os materiais em ascensão e assim definir data para uma próxima reunião desta vez já na cidade de Barra de São Francisco.