Candidato a deputado Estadual Doutor Henrique representa o Noroeste do Espirito Santo

Comente
CARRINHO-MALUCO
111 12227650_924401994280242_7856840745081785682_n
af2691cc-777d-436f-85a8-231ed7662bd5

Na foto Doutor Henrique Vargas ao lado de Renato Casagrande candidato a Governador do ES

Meus amigos,

Em pouco tempo iremos às urnas escolher aqueles que serão nossos representantes políticos. Não é segredo para ninguém que, infelizmente, de uns tempos pra cá, cresceu o descrédito popular quanto aos representantes eleitos e à atividade política, o que é até compreensível, já que muitos dos que chegaram ao poder, serviram-se do Estado em vez de servir a ele. A corrupção que se alastrou no meio político, além de prejudicar o desenvolvimento, afasta a esperança do horizonte das famílias brasileiras e capixabas, em especial daquelas que mais precisam de políticas públicas sérias.

Desde que finalizei meu mandato de Prefeito de São Gabriel da Palha, mesmo em meio a jornadas prolongadas de trabalho como médico, tenho recebido inúmeras mensagens espontâneas de apoio e de incentivo para que eu retorne à atividade política. Não dependo da política como profissão, nem enriqueci à custa de recursos públicos. Por isso, num primeiro momento, pensei em me dedicar apenas à medicina, porém, vendo a confiança sincera daqueles que conhecem minha trajetória pública, decidi aceitar mais um desafio e coloco meu nome e minha história à disposição para ser Deputado Estadual, se assim for da vontade de Deus e dos capixabas.

Na democracia, todo o poder pertence ao povo, que o exerce por representantes eleitos. Não vejo o poder político como um fim em si mesmo, mas, como um verdadeiro instrumento de transformação social, o que depende de uma relação de confiança e respeito entre representantes políticos e cidadãos. Portanto, os cargos eletivos precisam ser ocupados por pessoas comprometidas com o interesse coletivo.

Nestes momentos, não podemos nos dispersar, colocando em lados opostos aqueles que têm ideias contrárias. A atividade política não deve incentivar o confronto e propagar o ódio como ferramenta eleitoreira; ao contrário, precisa unir as pessoas e convidá-las a um diálogo constante.

Nossa campanha não contará com recursos milionários, nem tentaremos enganar os eleitores com promessas vazias ou irrealizáveis. Nas próximas páginas, apresentamos nossa história, um resumo da atuação pública como Deputado Estadual (2010/2012) e como Prefeito de São Gabriel da Palha (2013/2016) e as principais propostas para uma nova caminhada para o futuro.

Agradeço a confiança e, se puder contar com seu voto, irei honrá-lo, trabalhando por todos os capixabas, independentemente de preferências pessoais ou políticas.

 

Um forte abraço,

HENRIQUE VARGAS

Candidato a Deputado Estadual

 

QUEM É DR. HENRIQUE VARGAS

 

Dr. Henrique Vargas é natural de São Gabriel da Palha/ES, onde começou os estudos e conviveu desde a infância e juventude de maneira muito próxima à comunidade. Após anos de estudo, formou-se médico pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) em 2002 e, desde então, retornou a sua cidade natal, de onde nunca se afastou por se sentir em casa. Sempre atendeu em postos de saúde, PA’s e hospitais de cidades da região. É casado com Lorena e, da união, nasceram as duas filhas do casal: Esther e Ana Clara.

Dado seu trabalho e vocação de médico, principalmente na rede pública, conheceu de perto a realidade e as maiores necessidades da população, algo que sempre o sensibilizou e foi um dos fatores que o motivaram a ingressar na vida pública.
Após muito incentivo de amigos e conhecidos que acreditavam em seus valores e na seriedade de seu trabalho, em 2010, tomou a decisão de disputar, aos 33 anos, seu primeiro cargo eletivo, tendo sido eleito deputado estadual com os votos de confiança de 13.502 eleitores, maior votação recebida, até então, por um candidato de seu partido da época no Espírito Santo. Naquela ocasião, muito lhe honrou o apoio da população gabrielense, que o tornou, em nível nacional, o deputado com maior percentual de votos dentro de um município (52,373% dos votos válidos).

Em 2012, decidiu apresentar um novo projeto ao desenvolvimento de São Gabriel, tendo sido eleito prefeito com 9.686 votos, mais da metade dos votos válidos. Apesar das dificuldades orçamentárias, sempre buscou soluções às demandas mais urgentes da cidade, principalmente para aqueles que mais necessitam da atuação do poder público.

Além do dia a dia da Prefeitura, não deixou de prestar atendimentos médicos públicos, em especial, em mutirões e visitas domiciliares a pacientes acamados. Ao término do mandato, atuou como médico em diversos municípios da região, como Águia Branca, Governador Lindenberg, Jaguaré, Nova Venécia, São Domingos do Norte, São Mateus e Vila Valério, dentre outros. Sua vocação médica e formação democrática orientam uma vida pública mais humanizada e que não permita que preferências ou vaidades políticas e pessoais se sobreponham ao interesse coletivo.

 

OBS: Colocar nessa página as fotos correspondentes à narrativa da biografia, por exemplo, foto dele com a família, foto dele na época da faculdade, foto dele na primeira eleição, foto dele em atendimento à população etc – transmitir sensibilidade, leveza e seriedade.

ATUAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (2010/2012)

ATUAÇÃO COMO PREFEITO DE SÃO GABRIEL DA PALHA (2013/2016)

PROJETOS PARA UM NOVO MANDATO


O que faz um deputado estadual?


Para evitar que o poder seja concentrado na mãos de poucos, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário possuem funções específicas. Os deputados estaduais, eleitos pelo voto popular, são membros do poder legislativo e suas principais funções são legislar, fiscalizar a atuação do governador (acompanhando a execução orçamentária, contábil e financeira) e participar da elaboração do orçamento do estado. Confira algumas de nossas propostas:

SAÚDE

A saúde é, sem dúvidas, uma de minhas maiores preocupações e principal foco, não apenas por ser médico e conhecer de perto as maiores necessidades da população, mas, porque a saúde é fundamental para o exercício de todos os direitos dos cidadãos. Saúde é vida!

– Atuar pela reabertura de leitos hospitalares que foram fechados em municípios do interior, mediante recursos para os Hospitais Dr. Fernando Serra (em São Gabriel da Palha/ES) e Roberto Silvares (em São Mateus), dentre outros.

– Ampliação dos centros médicos especializados no interior do estado, evitando deslocamentos desnecessários, cansativos e perigosos à Grande Vitória em busca de consultas com especialistas.

– Criação de centros especializados para tratamento de dependentes químicos. O problema das drogas não pode ser visto apenas como caso de polícia, é questão de saúde pública.
INCLUSÃO E JUSTIÇA SOCIAL

Vivemos em um país e estado com muitas riquezas naturais e inúmeras potencialidades de crescimento, porém, é preciso garantir que o estado esteja cada vez mais perto daqueles que mais precisam de políticas públicas sérias. A felicidade se encontra unindo as pessoas e não dividindo, somos todos capixabas. Justiça social não é caridade, é dever do estado!

– Incentivo à promoção de programas nas áreas da saúde e educação voltados a portadores de necessidades especiais (físicas, mentais e intelectuais).

– Adoção de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher, readequando as delegacias especializadas no atendimento à mulher.

– Programas de conscientização e difusão da cultura de paz e tolerância, respeitando as múltiplas diversidades de uma sociedade plural como a nossa.

– Aprimoramento dos mecanismos de acessibilidade voltados àqueles com limitações físicas, mentais e intelectuais.

– Atuação em prol de moradias dignas e acompanhamento de construções em áreas de risco.

EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

Educação, cultura e esporte precisam ser vistos como verdadeiras ferramentas de transformação social. A educação liberta, a cultura abre novos horizontes e o esporte fortalece a saúde e amplia os vínculos.

– Fortalecimento da educação básica, garantindo recursos para ampliação das escolas de educação em tempo integral.

– Políticas de apoio à prática de atividades esportivas.

– Incentivo às potencialidades turísticas e culturais do Espírito Santo, citando-se, por exemplo, a readequação das vias de acesso a balneários e a revitalização do Porto de São Mateus.
SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública é uma das maiores dificuldades a serem enfrentadas pelo poder público, em conjunto com a sociedade. A violência ceifa a vida e deixa a sociedade refém do medo.

– Garantia de melhores condições de trabalho e segurança jurídica para policiais civis e militares e bombeiros, valorizando a formação humanística e a solução pacífica de conflitos.

– Criação de um cerco inteligente para monitoramento de veículos roubados e furtados, aprimorando os sistemas de comunicação dos órgãos de segurança pública.

 

EMPREGO E RENDA

Emprego e renda são fundamentais para o crescimento do estado e para a melhoria da qualidade de vida da população. É urgente garantir oportunidades a todos, o emprego dignifica!

– Apoio à agricultura, em especial, à agricultura familiar, fortalecendo programas de melhorias nas vias de acesso às propriedades rurais e facilitando o acesso às novas tecnologias pelas comunidades mais distantes.

– Valorização e respeito aos servidores públicos, fundamentais para a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo estado.

– Ampliação do acesso a cursos de formação profissional.

SUSTENTABILIDADE

Os recursos naturais precisam ser utilizados de maneira consciente e preocupada com o porvir e as gerações futuras. Agir com sustentabilidade é preservar hoje para não faltar amanhã!

– Prosseguimento e ampliação do programa de construção de barragens e de preservação de nascentes. Sem água não há vida, as últimas crises hídricas mostraram a urgência da atuação do poder público. A população mateense, por exemplo, precisa de apoio do estado para que a água que recebem em suas casas não seja mais salgada.

– Compromisso com a adequação do saneamento básico, principalmente nas comunidades mais carentes.

– Apoio aos municípios para a correta destinação dos resíduos, promovendo campanhas pela coleta seletiva de lixo e instalação de aterros sanitários, com o fim dos lixões. As associações de catadores de materiais recicláveis podem ser grandes colaboradores e cumprem uma importante função social, por isso, é preciso incentivá-las.

– Estimular o reflorestamento e a recuperação das áreas degradadas.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Aqueles que ocupam cargos eletivos não podem se esquecer que todo o poder pertence ao povo, que o exerce por meio de representantes eleitos. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre os cidadãos e seus representantes, ampliando a transparência e não compactuando com a corrupção que assaltou os cofres públicos e a confiança da população nas instituições.

– Compromisso com um mandato parlamentar participativo, através do diálogo e proximidade com a sociedade. Afinal de contas, a população não suporta mais os políticos que só surgem nas eleições para pedir votos e depois desaparecem.

– Fiscalizar com imparcialidade e destemor o uso dos recursos públicos. A alta carga tributária precisa se reverter em melhorias à população!

12311101_932419773478464_1231929020317032740_n
111 12227650_924401994280242_7856840745081785682_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *