COMITÊ NOROESTE DE CULTURA APRESENTA O PROJETO CIRCUITO CULTURAL NOROESTE AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA DO ESPÍRITO SANTO.

0

COMITÊ NOROESTE DE CULTURA APRESENTA O PROJETO CIRCUITO CULTURAL NOROESTE AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA DO ESPÍRITO SANTO.COMITÊ NOROESTE DE CULTURA APRESENTA O PROJETO CIRCUITO CULTURAL NOROESTE AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA DO ESPÍRITO SANTO.

 

Da esquerda para Direita: Laissa, Leonardo, Denilson, Luciano, Maurício, Alana. / Apresentação do Projeto.

 

Ontem, Terça Feira, dia 14 de outubro, aconteceu na Secretaria de Estado da Cultura uma reunião entre o Secretário de Estado da Cultura Maurício José Silva e o Comitê Noroeste de Cultura, para apresentação do Projeto Circuito Cultural Noroeste.

Esteve presente na reunião o Secretário de Estado, Rita Sarmento Costa Gerente de Ação Cultural/Secult, Christiane Gimenes Gerente Patrimônio Cultural; e representando o Comitê Noroeste o Produtor Executivo do Projeto Circuito Cultural Noroeste Luciano Guimarães de Freitas e Alana Almondes Diretora do Museu Histórico de Mantenópolis. Ainda estiveram presentes o Secretário de Educação e Cultura de Mantenópolis Denilson Paizante, Leonardo Almenara Presidente da Organização dos Cineclubes Capixabas e Laissa Gamaro Diretora de Comunicação da Organização dos Cineclubes Capixabas.

Luciano, que também é Vice Presidente do Cineclube Eco Social Águia Branca e Diretor de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes, iniciou a apresentação com um poema dedicado ao Secretário de Estado da Cultura e apresentou um slide do Projeto Circuito Cultural Noroeste, que contemplará os Municípios de Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Vila Pavão, Nova Venécia, São Domingos do Norte, Pancas e Mantenópolis. O projeto tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento cultural nos Municípios, bem como, elevar a cultura ao patamar de Políticas Públicas por meio da circulação de oficinas culturais, circulação de apresentações culturais, Seminário Regional sobre Consórcios Culturais e Fórum Regional sobre Políticas Públicas para a cultura.

Ainda, o projeto, contempla a realização do V Encontro Estadual de Cineclubes e a I Mostra Internacional do Audiovisual dos Pontões Capixabas. O projeto foi idealizado pela Comitê Noroeste em conjunto com a Associação Polonesa de Águia Branca e o Cineclube Eco Social Águia Branca, contando com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo, Organização dos Cineclubes Capixabas, Empreender Jovem, Federação Internacional de Cineclubes, Conselho Nacional de Cineclubes, e outras Entidades Regionais.

O Circuito realizará diversas atividades, entre elas a Circulação de 72 apresentações Culturais e a Circulação de 32 Oficinas Culturais em 08 Municípios.

A idéia formatada para o projeto, é que o Circuito seja itinerante, e que a cada ano ele esteja em um Município Sede que será contemplado dentro do projeto com um Evento Matriz. Os valores de recursos do projeto possui variáveis de 293.000,00 R$ a 384.000,00 R$.

Neste ano de 2014, o Circuito Cultural terá como sede o Município de Águia Branca e como evento Matriz a XIV Festa do Imigrante Polonês, porém o Circuito Cultural Noroeste contemplará todos os Municípios, segundo Luciano há dentro do Circuito além das Oficinas e Circulação que acontecerá em todos os municípios participantes, outros eventos, como o Seminário Regional de Consórcio Cultural e o Fórum Regional de Cultura que poderá ser abrigado em dois dos Municípios participantes e que irão ainda realizar Palestras de Mobilização e Audiências Públicas em todos os oito municípios.

Luciano ressalta que o Circuito Cultural Noroeste é um projeto visionário e empreendedor, e que propõe uma inovação nas Gestões Culturais do Poder Público e Sociedade Civil Organizada na Região Noroeste, incluindo desta forma a Região Noroeste na Política Cultural deste Estado.

“A Região Noroeste é uma das regiões do Estado em que menos a Secretaria de Estado da Cultura está presente, mas ao que pese, a Secretaria de Estado vem ao longo dos últimos anos mostrando grande interesse em estar mais presente na Região, estando sempre aberta ao diálogo e as reivindicações do Comitê Noroeste. Agora, para que isso se consolide, é preciso que os Municípios passem a pensar a cultura como parte de seu processo de desenvolvimento. Geralmente, em nossos Municípios, a cultura é relegada a segundo plano nas Gestões Municipais, dando prioridade as questões políticas, financeiras, a Educação, ao Meio Ambiente; ocorre que todas estas questões perpassam pela cultura.”

Luciano destaca ainda, que a maioria dos Municípios do Noroeste não possui o Sistema Municipal de Cultura, e quase a totalidade não fez ainda a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, que possibilitaria aos Municípios conveniarem com o Fundo Nacional de Cultura. Os Municípios alegam não terem recursos, porém, carecem de entender que se criarem o Sistema Municipal, cria-se também uma possibilidade de trazer recursos para a Região e para os Municípios investirem na cultura.

“É preciso mudar o formato de nossas gestões, e entender, a importância da cultura para o desenvolvimento dos Municípios. Por exemplo, a partir da importância do trabalho da Associação Polonesa de Águia Branca, o Município esta exportando café para a Polônia. Outra questão se for refletir bem, nunca tivemos um Governador no Estado do Espírito Santo, com raízes no noroeste. A maioria dos Governadores tem raízes na Região Sul e Serrana, aonde se investe muito mais no desenvolvimento da cultura e onde o desenvolvimento cultural está mais enraizado e a educação está entre os melhores índices do Estado. Portanto, compreendo a cultura como pilar fundamental a formação cidadã, política e humana e ao desenvolvimento da educação, do social e do meio ambiente como um todo.

Preciso ressaltar a importância, de que aonde há investimento em cultura, a educação é mais qualificada, e o desenvolvimento econômico possui mais sustentabilidade. E as problemáticas sociais como a violência e a criminalidade possui menores índices. Veja que os Municípios no Noroeste onde há um enraizamento cultural mais consolidado são os Municípios que menos aumentaram os índices de homicídios e criminalidade. O que estamos assistindo hoje no Noroeste, a exemplo de Barra de São Francisco e Ecoporanga é o extermínio de nossos jovens, com índices alarmantes para faixa etária de 14 a 29 anos de idade. Fala-se em construir algo para as futuras gerações, mas senão preservarmos a nossa, não haverá futuras. Não basta aumentar o efetivo militar nos Municípios, a Polícia Militar possui um papel importante, mas apenas irá inibir a criminalidade, precisamos sim, de aumentar o número de escolas, potencializarmos o acesso a educação de qualidade, e uma educação inovadora que acompanhe as revoluções e mudanças. Da mesma forma, precisamos proporcionar o acesso à cultura e a formação cultural, principalmente, o acesso das periferias e zonas de vulnerabilidade social, a cultura e a educação. Hoje prendem criminosos, certo, mas sem o acesso a educação e a cultura, vão se formando outros. É uma questão social complexa, é justamente a maior parte da população carcerária, negros e pardos, e justamente eles são os excluídos dos processos de desenvolvimento, sem acesso a educação de qualidade, a cultura, a perspectivas sociais e profissionais.

Precisamos construir um desenvolvimento e uma sociedade mais justa e mais igualitária.”

Luciano destacou ainda a importância da presença do Secretário de Educação e Cultura de Mantenópolis, juntamente com a Diretora do Museu Histórico. “Salvo as justificativas de alguns Municípios que não puderam vir, destaco a participação de Mantenópolis, por seu comprometimento com a cultura. O Comitê Noroeste tem conseguido um diálogo entorno do fortalecimento da cultura, assim tem sido com Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga. Mas ainda padecemos de um maior diálogo e abertura com os outros Municípios, no que, neste mês de novembro estaremos visitando cada Município para apresentar o Comitê Noroeste, e tentar construir uma abertura de diálogo e participação maior dos Municípios. E as Câmaras de Vereadores também precisam participar, ora, o papel do Vereador é Legislar, e as Leis Orgânicas Municipais delegam deveres da Municipalidade em relação à cultura que não são cumpridos.”

O Secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, sinalizou positivo a apoiar ao projeto Circuito Cultural Noroeste, e ainda, concederá ao projeto, uma Declaração reconhecendo o Projeto Circuito Cultural Noroeste, como um projeto de interesse público por seu potencial político cultural que contempla as diretrizes do Plano Estadual de Cultura. O Secretário parabenizou a fundamentação teórica do projeto e se propôs a visitar a Região Noroeste, e colaborar com a abertura de diálogo com a Região e os Municípios.

Luciano conclui que “Vencemos uma primeira etapa, temos que agradecer a Secretaria de Estado da Cultura, pelo diálogo, e agora, esperamos que os Poderes Públicos Municipais possam abrir as portas para dialogarmos sobre este processo cultural, claro, dentro da realidade dos Municípios que atualmente passam por uma crise financeira, para que possamos concluir a Etapa de Elaboração Técnica e Articulação Local, para então, protocolarmos o projeto. Destaco que o Projeto visa levar recursos para os Municípios.

Ainda, iremos este mês inscrever o Projeto no Edital Nacional Itaú Cultural e há uma possibilidade de apresentarmos o projeto na Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro – RJ. Estamos todos unidos, em prol deste projeto, e seguimos firmes na luta para desenvolver a cultura no noroeste capixaba.”

 

Poema de autoria de Luciano Guimarães, dedicado ao Secretário de Estado da Cultura:

AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA.

Ah, te vejo horizonte no pôr do sol de meu olhar
Vejo-te reluzir, e os ventos por ti valsarem uma dança
Teu amanhã há de nos iluminar
Tua luz, já nos é esperança.

Eu trago no peito
Minhas palavras de atitude
Eu trago o que não aceito
O homicídio e extermínio de nossa juventude…

Eu trago, o sonho que nos conduz
Fortalecermos a cultura em nossa região
Este sonho para nós é tal, como luz
na escuridão.

Já não suportamos ver os nossos jovens, irem por outros caminhos
Deixar o jardim de flores onde está nossa história, cultura e valores
E seguirem por caminhos de tantos espinhos…

É possível recomeçar,
e novos sonhos semear…
Queremos oportunidades
Para que os nossos jovens e o noroeste possa este sonho realizar.

Hoje, é dia de sonhos, de pensarmos no porvir
Nosso querido Secretário de Estado,
Este é o grande motivo de estarmos aqui.

Queremos apoio para a nossa cultura se desenvolver…
Contamos com a sua atenção
Maurício precisamos de você
para cantarmos uma nova canção…

Quando no Noroeste do Espírito Santo
Teremos Políticas Públicas para a Cultura
A presença do Estado,
E nossos jovens, verão a glória futura.

Por aqui, vou me despedir
Já agradecendo a oportunidade…
Maurício o convidamos para conosco seguir
Nestes sonhos de mudar a nossa realidade…

 

.