Família perde um filho para o câncer e decide escrever um livro

0

Pais publicaram livro com mensagens do menino Caio postadas na internet

Amor e alegria sempre foram os pilares da família Mello. Eles estavam sempre juntos. Mas um dia Caio, filho mais velho de André e Chrisciana, e irmão mais velho de Davi, se foi para sempre, vitima de câncer. Para superar a dor da ausência, eles resolveram escrever um livro com pensamentos e sentimentos revelados por Caio nas redes sociais antes de partir. Além de ajudar crianças com câncer, o livro tem transformado vidas. E, assim, Caio continua sua história.

Nosso lar sempre foi marcado pelo amor e pela harmonia. Seja ao redor da mesa, numa simples conversa, na arrumação da casa ou durante as viagens de família. Esse é o nosso estilo de vida.

Depois que casamos, poderíamos ter ficado em São Paulo, onde já estávamos desfrutando de um ótimo padrão de vida após buscar formação e qualificação profissional. Mas queríamos uma cidade mais tranquila, onde pudéssemos viver em família e curtir cada momento juntos.

Quando voltamos para o Espírito Santo, Caio tinha apenas seis meses de vida. Dois anos depois, chegou Davi, hoje com 11 anos. Em cada cantinho de nosso lar vivemos histórias inesquecíveis, diante da presença de Deus.

Foto: Marcelo Prest – GZA família Mello conseguiu se reerguer após a morte do menino Caio transformando sua vida em livro

Certo dia, Caio amanheceu com uma das pálpebras caídas. Pensamos que fosse um problema corriqueiro, de fácil resolução, já que ele sempre desfrutou de boa saúde. Mas uma série de exames diagnosticaram um tipo muito raro de câncer. Poucos médicos no mundo estavam aptos para fazer a cirurgia.

Ele, porém, nos impressionou com sua coragem, esperança e ânimo. Óbvio que teve momentos de tristeza, mas não deixou se abater, pelo contrário. Um dia Chrisciana estava irritada por não conseguir falar com o médico e ele então questionou: ‘Calma, mãe, o meu médico é o médico dos médicos’.

Com muito bom humor e um sorriso no rosto sempre, nosso pequeno grande homem lutou pela vida. O apoio material e espiritual de familiares e amigos foram decisivos. A cirurgia foi um sucesso, mas após pouco mais de um ano de tratamento, ele descansou, com apenas treze anos de idade.

Em muitos momentos, pensamos que não íamos suportar, inclusive nosso amado Davi, de quem Caio cuidava como a um filho. O som de seu sorriso e sua voz, ainda pareciam ecoar por cada cantinho de nosso lar.

Durante o tratamento, Caio publicou em uma rede social o seguinte: ‘Às vezes, quando se vive na luta, na dificuldade, o coração se alegra com coisas simples, como estar junto da família, estar almoçando junto, jantando junto, vendo um filme legal, vivendo com união. Mas são essas pequenas alegrias que nos fazem viver bem, nos fazem sorrir. A família é sagrada, uma bênção de Deus na vida de cada um de nós. Por isso sorrimos juntos, choramos juntos, vencemos juntos! Amo vocês’.

E agora, como continuar a vida sem ele? Então, tivemos a ideia de fazer um memorial de Caio. Como ele publicava pensamentos e sentimentos diariamente nas redes sociais, por meio de textos e imagens, decidimos reunir tudo e escrever um livro. Essa também era uma ideia de Caio, mas…

Seis meses depois, estávamos com o livro ‘Foco, Força e Fé’ escrito. Foi um projeto trabalhoso, porém, nossa maneira de expurgar a dor e manter a memória de nosso filho, para a família e amigos.

Foto: Marcelo Prest – GZLivro com pensamentos e sentimentos de Caio

Algum tempo depois, decidimos ajudar outras crianças. Então, tivemos a ideia de comercializar o livro, a R$ 30, a fim de que todo o valor arrecadado fosse doado para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI).

Para a nossa surpresa, logo na noite de lançamento conseguimos vender 400 exemplares. Até hoje foram mais de 800 unidades. Com o dinheiro arrecadado a instituição conseguiu construir uma sala de recreação para adolescentes. Na entrada do espaço uma placa exibe o nome do nosso filho. Uma linda homenagem.

Mas os frutos desse trabalho não pararam por aí. Dezenas de leitores têm entrado em contato conosco e relatado os milagres que a história de nosso filho tem inspirado: pais se reconciliando com filhos; pessoas se reencontrando com Deus; estudiosos e pesquisadores utilizando o livro como objeto de estudo, e muito mais.

Por meio de um amigo, o livro também chegou até o museu do Barcelona, na Espanha – time do coração de Caio – cujo presidente nos escreveu agradecendo pelo carinho do pequeno torcedor.

assim que nosso filho continua sua história, espalhando bençãos, alegria e união com o modo que tinha de ver o mundo e viver as páginas da vida, mesmo diante das adversidades. Nós perdemos um filho aos treze anos, mas agradecemos a Deus por ter nos concedido, durante 13 anos, este maravilhoso presente de sermos pais de Caio, de sermos sua família”.